Filtrar


Questões por página:
Segundo dados do relatório 2024 Global Digital publicado em parceria com a Meltwater e a We are Social revela uma riqueza de manchetes e tendências. Pode-se destacar o aumento do tempo que os usuários de mídias digitais passam online, no qual os brasileiros internautas gastam uma média de 9 horas e 13 minutos por dia usando a internet. Em paralelo, há um declínio da audiência de programas de televisão. Esse cenário globalizado e digitalizado, ao alcance de todos, abre um novo campo para a prática do jornalismo especialmente elaborado para os canais digitais, com destaque para o jornalismo denominado:

Recentemente, quando das manifestações de junho e julho de 2013 no Brasil, além das redes de comunicação independentes que se formaram graças aos celulares conectados na internet, um veículo de mídia alternativa, a Mídia Ninja, ganhou destaque por sua atuação durante as passeatas de protesto e reivindicações.

PERUZZO, Cecília. Matrizes. jul./dez.2013.


Considerando esse fragmento de texto, avalie as afirmações a seguir, sobre o Mídia Ninja.


I. Conquistou credibilidade junto ao público porque transmitia imagens e sons ao vivo dos acontecimentos, o que por vezes confrontou a versão da mídia tradicional.

II. Serviu de fonte para a mídia tradicional.

III. Atuou na cobertura das manifestações de 2013, seguindo a lógica e as ferramentas das mídias alternativas tradicionais.

IV. O smartphone foi um suporte importante na sua cobertura, o que aponta para uma redefinição das práticas das mídias alternativas.


Então, a sequência CORRETA, lida de cima para baixo, é a seguinte:

A colaboração do público em produtos jornalísticos desenvolvidos para as redes digitais está em significativa expansão. Com relação ao processo de participação da audiência
Compartilhamento, produção de conteúdo colaborativo e ação efetiva é uma sequência de ações citadas por Clay Shirky através da qual pode-se entender a dinâmica de fenômenos como:
A CNN, depois de concluir que o iReporters foi uma boa solução, em março de 2011, lançou o Open Story para incrementar a colaboração dos usuários. No Open Story, os leitores são vistos como produtores de conteúdo e disseminadores do conteúdo produzido - seja por seus pares ou pelos jornais - como se fossem filtros da informação apurada. Os jornalistas atuam mais como cartógrafos da informação do que como gatekeepers.

(Adaptado de: www.herdeirosdocaos.wordpress.com)

O lançamento da emissora se insere no chamado Jornalismo