Filtrar


Questões por página:
“Meio termo entre jornalismo e literatura. Tem o interesse pela atualidade, mas procura ultrapassar o simples fato. O autor não prescinde do acontecimento, mas paira sobre o fato, fazendo com que se destaque no texto o enfoque pessoal. É um gênero marcadamente impressionista, sendo resultado da impressão que o fato causa no autor. Tem como representantes grandes nomes, como Machado de Assis, Clarisse Lispector e Nelson Rodrigues.” As características anteriores se referem a que tipo de texto jornalístico?

Jorge de Sá, no livro Crônica (São Paulo: Ática), nos afirma que esse gênero jornalístico “surge primeiro no jornal, herdando a sua precariedade, esse seu lado efêmero de quem nasce no começo de uma leitura e morre antes que se acabe o dia, no instante em que o leitor transforma as páginas em papel de embrulho, ou guarda os recortes que mais lhe interessam num arquivo pessoal”. Sobre a crônica podemos acrescentar que


I. também assume essa transitoriedade, dirigindo-se inicialmente a leitores apressados, que leem nos pequenos intervalos da luta diária.

II. os acontecimentos são extremamente rápidos, e o cronista precisa de um ritmo ágil para poder acompanhá-los.

III. sua estrutura literária é idêntica a do conto, tanto na parte psicológica como na parte narrativa.

IV. sua sintaxe lembra alguma coisa desestruturada, solta, mais próxima da conversa entre dois amigos do que propriamente do texto escrito.


Está correto o que se afirma APENAS em

Acerca da produção de textos jornalísticos, assinale a opção correta.