Filtrar

Cargo:

Escolaridade:

Ano:

Banca Organizadora:

Instituição:

Modalidade:

Disciplina:

Assunto:

Karl Marx e as Classes Sociais

Questões por página:
Qual das seguintes alternativas melhor apresenta a Sociologia desenvolvida por Florestan Fernandes?
Na Sociologia existem diferentes entendimentos sobre o capitalismo e as formas como ele deve ser definido conceitualmente. Assinale a alternativa que melhor corresponde à análise de Karl Marx sobre o modo de produção capitalista.
Karl Marx observa que a alienação é um componente central do capitalismo, que só pode ser superada com a abolição das relações de produção capitalistas e a criação de uma sociedade sem classes. Considerando essa perspectiva, assinale a alternativa que melhor corresponde à interpretação do autor sobre a condição do trabalhador na produção capitalista.
Questão Anulada
O capitalismo é o sistema que revoluciona de forma permanente as forças produtivas. As diferentes mudanças sugerem novas caracterizações que provocam os cientistas sociais na continuidade de estudos sobre o entendimento desse complexo sistema. No século XX, o chamado neoliberalismo foi a principal forma de denominação dessas mudanças econômicas. Nesse sentido, são características que fazem parte do neoliberalismo:

1. Corte nos gastos públicos. 2. Redução das taxas alfandegárias. 3. Fortalecimento dos blocos econômicos. 4. Estabilidade econômica. 5. Privatização das empresas estatais.

O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:
Em relação à caracterização do neoliberalismo nas Ciências Sociais, analise as assertivas a seguir:

I. Michel Foucault vê o neoliberalismo como uma racionalidade política que reconfigura normativamente práticas e instituições, uma forma de governamentalidade em que os indivíduos internalizam normas de mercado e regulam seu próprio comportamento de acordo.
II. Pierre Bourdieu considera o neoliberalismo uma utopia da teoria econômica convertida em projeto político, que busca destruir estruturas coletivas e submeter a política aos mercados financeiros globais.
III. O marxismo, em termos gerais, entende o neoliberalismo como uma estratégia política que visa reforçar a hegemonia de classe e expandi-la globalmente, surgindo como resposta à crise do capitalismo na década de 1970.
IV. Foucault e Bourdieu concordam que o neoliberalismo é basicamente um projeto de desregulamentação econômica que visa reduzir o papel do Estado ao mínimo.
V. A abordagem marxista e a de Bourdieu discordam na análise do papel do Estado. Os marxistas o definem como um instrumento de hegemonia de classe, já Bourdieu o caracteriza enquanto agente neutro na implementação do neoliberalismo.

Quais estão corretas?