Filtrar


Questões por página:

Analise as transações a seguir:


I - Um empréstimo de R$ 200 mil a uma empresa S.A. pelo prazo de 2 anos, em que o contrato não pode ser pago antecipadamente, e os juros de 20% a.a. serão pagos anualmente.


II - Um empréstimo de 10 anos, com pagamentos anuais de 14% a.a., fixos, mais adicional para cobertura de risco de crédito, ajustado anualmente.


III - Um empréstimo perpétuo, com pagamentos de juros trimestrais e opção de exigir o pagamento antecipadamente se o devedor sofrer mudanças que deteriorem sua classificação de risco de crédito a um determinado nível.


IV - Um título conversível em número fixo de instrumentos patrimoniais do emissor deve ser avaliado pelo detentor na sua totalidade, sem o desmembramento do derivativo embutido no contrato.


V - Um empréstimo a juros fixos, pagáveis em 36 meses, no qual o tomador tem a opção de prorrogação por mais 24 meses, podendo optar por continuar pagando juros fixos ou um percentual da taxa de juros básica.


Considerando-se as informações apresentadas e os preceitos do CPC 48, as transações que seriam aprovadas no teste de somente pagamentos de principal e de juros são:

A Estrutura Conceitual da Contabilidade objetiva melhorar a transparência e a qualidade das informações financeiras, permitindo decisões econômicas fundamentadas e responsabilizando a administração. Ela reduz a lacuna de informações, é vital para reguladores e melhora a eficiência econômica global, diminuindo custos de capital e relatórios internacionais para os negócios.


Para isso, segundo preceitos do CPC 00, a comunicação efetiva de informações nas demonstrações contábeis requer a(o)

De acordo com o CPC 47 – Receita de Contrato com Cliente –, após satisfeitas todas as exigências para o reconhecimento da receita na venda de mercadorias e produtos, as contas a receber de clientes devem ser mensuradas inicialmente pelo:
De acordo com a Resolução CFC nº 750/93, o Princípio do Registro pelo Valor Original determina que os componentes do patrimônio devem ser inicialmente registrados pelos valores originais das transações, expressos em moeda nacional. A variação do custo histórico que diz que os passivos são mantidos pelos valores em caixa e equivalentes de caixa, não descontados, que se espera que seriam pagos para liquidar as correspondentes obrigações no curso normal das operações da Entidade, refere-se:
Na sistemática de arrecadação de Receitas Federais, estabelecida pela Secretaria da Receita Federal do Brasil, o Fluxo Contábil representa