Filtrar


Questões por página:
A legislação que embasa a atuação do psicólogo no Brasil prevê que o profissional respeite o sigilo. De acordo com o Código de Ética do Psicólogo, assinale a alternativa correta em relação ao sigilo profissional.
De acordo com o Código de Ética Profissional do Psicólogo, no Art.5, “o psicólogo, quando participar de greves ou paralisações”, garantirá que:
No que se refere às atribuições e aos aspectos éticos do Psicólogo, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I - Os psicólogos organizacional, educacional, do trabalho e hospitalar centram suas atuações e seu manejo técnico nas queixas e nos comportamentos individuais. PORQUE II - Precisam dar conta de avaliar, categorizar e ajustar as pessoas a normas e modelos de saúde-doença padronizados e socialmente adequados. A respeito dessas asserções, é correto afirmar que
No que se refere à avaliação psicológica, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I - Visando a dar maior cientificidade e fundamentação técnica a todas as modalidades de documentos produzidos, o psicólogo deverá usar linguagem científica e apresentar as referências bibliográficas utilizadas. PORQUE II - A avaliação psicológica é um processo científico, estruturado de investigação de fenômenos psicológicos, composto de métodos, técnicas e instrumentos reconhecidos cientificamente. A respeito dessas asserções, é correto afirmar que
Analise os casos abaixo e correlacione-os com os tipos de documentos psicológicos pertinentes para cada caso.
1 - Atestado Psicológico 2 - Declaração 3 - Relatório Psicológico 4 - Laudo Psicológico 5 - Parecer Psicológico ( ) Carlos, nomeado pelo juiz como assistente técnico do senhor Mario, foi solicitado a apreciar o documento produzido por outro psicólogo acerca dos comportamentos apresentados por Mario. Após apreciação do referido documento, Carlos elaborou um documento fundamentado cientificamente no qual apontou que o documento avaliado não atendeu aos preceitos científicos, técnicos e éticos da Psicologia. ( ) Maria levou sua filha de 4 anos para uma consulta com um psicólogo e, ao final da consulta, Maria pediu um documento que comprovasse seu comparecimento naquele dia como acompanhante de sua filha. ( ) Marcos foi encaminhado pelo seu psicoterapeuta para um processo psicodiagnóstico visando à maior compreensão de sua sintomatologia. Ao término da avaliação, Marcos recebeu um documento contendo narrativa detalhada e didática do seu caso, apresentando as conclusões geradas pelo psicodiagnóstico e as recomendações. ( ) Ana faz psicoterapia há dois anos, mas, como foi transferida para outra cidade e deseja continuar em atendimento psicológico, solicitou ao seu psicólogo atual que emitisse um documento psicológico que pudesse comunicar ao futuro psicólogo os processos de trabalho que foram desenvolvidos com ela, mas sem finalidade de produzir um diagnóstico do caso. ( ) Pedro compareceu ao setor psicológico da empresa em que trabalha queixando-se de muita tristeza, dificuldade de concentração, ideações suicidas e choro intenso. Após escuta do senhor Pedro e de avaliação da sintomatologia apresentada, o psicólogo emitiu um documento solicitando o afastamento de Pedro de suas atividades laborais por um período de dez dias.
A sequência correta, de cima para baixo, é