Filtrar


Questões por página:
A Instrução Normativa nº 63/2010 do Tribunal de Contas da União (TCU) regulamenta a prestação de contas das unidades da administração pública federal e entidades que utilizam recursos públicos federais. Diante do exposto, assinale a alternativa correta.
De acordo com a NBASP 200 – Princípios de Auditoria Financeira, o auditor governamental deve, como parte da identificação e da avaliação dos riscos de distorção relevante, considerar se essas distorções podem surgir devido a fraude e, assim, responder de forma apropriada a esses riscos.
Quanto às situações referentes à fraude, avalie as afirmativas a seguir.

I. A responsabilidade primária pela prevenção e detecção de fraudes é da administração da entidade e dos responsáveis pela governança.

II. O auditor é responsável por fornecer asseguração razoável sobre se as demonstrações contábeis estão livres de distorções relevantes.

III. Distorções relevantes podem surgir apenas de fraude, tendo em vista que é muito importante o julgamento da intenção pelo auditor.


Está correto o que se afirma em
A NBASP 400 - Auditoria de Conformidade assegura que o auditor execute seu trabalho de maneira objetiva, garantindo a transparência e a integridade da gestão pública. Ao promover a conformidade, a NBASP 400 reforça a responsabilidade e a prestação de contas, fortalecendo a confiança da sociedade nas instituições governamentais.
Assinale a opção que indica o elemento que um Relatório de Auditoria de Conformidade deve incluir.
A auditoria no setor público é fundamental para assegurar a correta aplicação dos recursos públicos, promovendo transparência, responsabilidade e boa governança. As auditorias ajudam a prevenir fraudes e desperdícios, fortalecendo a confiança dos cidadãos nas instituições governamentais e garantindo que os recursos sejam utilizados de forma ética e eficaz para o bem coletivo.
Relacione os tipos principais de auditoria do setor público estabelecidos na NBASP 100 - Princípios Fundamentais de Auditoria no Setor Público, às suas respectivas definições.
I. Auditoria Financeira II. Auditoria Operacional III. Auditoria de Conformidade
( ) Foca em determinar se um particular objeto está de acordo com normas identificadas como critérios. É realizada para avaliar se atividades, transações financeiras e informações cumprem, em todos os aspectos relevantes, as normas que regem a entidade auditada.

( ) Foca em determinar se intervenções, programas e instituições estão atuando em conformidade com os princípios de economicidade, de eficiência e de efetividade, bem como se há espaço para aperfeiçoamento. O objetivo é responder a questões-chave de auditoria e apresentar recomendações para aperfeiçoamento.

( ) Foca em determinar se a informação contábil de uma entidade é apresentada em conformidade com a estrutura de relatório financeiro e o marco regulatório aplicável.


Assinale a opção que indica a relação correta, segundo a ordem apresentada.
A NBASP 100 - Princípios Fundamentais de Auditoria no Setor Público estabelece as diretrizes essenciais que regem as auditorias governamentais, orientando a conduta e a prática dos auditores no setor público. Essa norma define os princípios básicos de independência, competência, ética e ceticismo profissional, além de enfatizar a necessidade de uma auditoria transparente, objetiva e eficiente, visando promover a responsabilidade, a boa governança e a prestação de contas no uso dos recursos públicos.
Quanto à NBASP 100, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Em geral, a auditoria do setor público pode ser descrita como um processo sistemático de obter e avaliar objetivamente evidências para determinar se as informações ou as condições reais de um objeto estão de acordo com critérios aplicáveis.

( ) Todas as auditorias do setor público contam com os mesmos elementos básicos: o auditor, os demonstrativos contábeis e os usuários previstos (as três partes da auditoria).

( ) O objeto da auditoria refere-se à informação, condição ou atividade que é mensurada ou avaliada de acordo com certos critérios. Pode assumir várias formas e ter diferentes características, dependendo do objetivo da auditoria.

As afirmativas são, respectivamente,