Filtrar


Questões por página:
A terapia de reatribuição é uma intervenção psicossocial distribuída em etapas que deve seguir uma rotina de consultas de tal forma que o profissional e a pessoa em tratamento desenvolvam um contrato terapêutico. As consultas podem durar de 15 a 45 minutos, devendo-se reservar pelo menos uma consulta para cada uma das etapas.
Considerando as etapas dessa terapia, relacione a primeira coluna à segunda.
1. Sentindo-se compreendido 2. Ampliando a agenda 3. Fazendo o vínculo 4. Negociando o tratamento
( ) Pactuar, em conjunto com a pessoa, um projeto terapêutico ampliado.
( ) Realizar anamnese ampliada e exame físico focado na queixa, com valorização das crenças da pessoa.
( ) Construir modelos explicativos que façam sentido para a pessoa.
( ) Dar feedback à pessoa, com recodificação dos sintomas e vinculação deles a eventos vitais e/ou psicológicos.
A sequência CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo, é:
O princípio da beneficência descreve que nenhum procedimento realizado pelo profissional da saúde pode causar dano ao paciente, ao contrário, ele deverá ser realizado visando apenas ao bem-estar do indivíduo, aliviando causas dos sofrimentos. É um princípio que obriga aumentar o quanto for possível o benefício e reduzir o prejuízo ao ser humano.
Segundo dados do Sistema de Informação de agravos de Notificação (SINAN), o estado do Pará se destaca em notificações de acidentes de animais peçonhentos na região Norte. No ano de 2017, a região notificou aproximadamente 17.340 novos casos de acidentes por animais peçonhentos, sendo 7.520 casos no estado do Pará. Considerando o atendimento pré-hospitalar, dentre outros cuidados, é recomendado ao profissional de saúde que se depara com uma vítima de acidente por ofídios, EXCETO:
No Brasil, após as primeiras décadas de construção do Sistema Único de Saúde, ampliou-se o leque de participação dos profissionais, primeiramente nos conselhos de saúde e, depois, nos comitês de ética em pesquisa envolvendo seres humanos, aprimorando novas ações afirmativas, de organização e comprometimento coletivo, com ampliação da responsabilidade na construção e efetivação das políticas públicas, de tal sorte que, hoje, a
Em mais de três décadas de implantação do SUS alguns fóruns de decisão se consolidaram como espaços de mediação, participação e de intervenção de interesses diversificados e plurais, entre eles,