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O Decreto n° 5.626 de 22/12/2005, que regulamenta a Lei nº 10.436/2002, que reconhece a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como meio legal de comunicação e expressão da comunidade surda, estabelece diretrizes importantes para a inclusão escolar de surdos. Sobre o que determina o capítulo VI, julgue os itens abaixo:
I. As instituições federais de ensino responsáveis pela educação básica devem garantir a inclusão de alunos surdos ou com deficiência auditiva, por meio da organização de escolas e classes de educação bilíngüe, abertas a alunos surdos, com intérpretes de Libras na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental.
II. As instituições federais de ensino responsáveis pela educação básica devem garantir a inclusão de alunos surdos ou com deficiência auditiva, por meio da organização de escolas bilíngües ou escolas comuns da rede regular de ensino, abertas a alunos surdos e ouvintes, para os anos finais do ensino fundamental, ensino médio ou educação profissional, com docentes das diferentes áreas do conhecimento, cientes da singularidade lingüística dos alunos surdos, bem como com a presença de tradutores e intérpretes de Libras - Língua Portuguesa.
III. São denominadas escolas ou classes de educação bilíngue aquelas em que a Libras e a modalidade escrita da Língua Portuguesa sejam línguas de instrução utilizadas no desenvolvimento de todo o processo educativo.
IV. As instituições federais de ensino, na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, devem proporcionar aos alunos surdos os serviços de tradutor e intérprete de Libras - Língua Portuguesa em sala de aula e em outros espaços educacionais, bem como equipamentos e tecnologias que viabilizem o acesso à comunicação, à informação e à educação.
Assinale a alternativa correta:
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre as línguas de sinais e sua aquisição por crianças surdas.
( ) As línguas de sinais não possuem a mesma complexidade e expressividade que as línguas orais.
( ) O balbucio é um fenômeno que ocorre tanto em bebês surdos quanto em bebês ouvintes, manifestado por meio de sons ou sinais.
( ) A aquisição da LIBRAS, desde a mais tenra idade, não tem impacto significativo no desenvolvimento da cognição e da interação social das crianças surdas.
( ) O processo de aquisição da LIBRAS é semelhante ao processo de aquisição de línguas orais-auditivas, seguindo a maturação da criança do mais simples para o mais complexo.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre a educação bilíngue para alunos com surdez.
( ) A educação bilíngue para crianças com surdez deve sempre ocorrer em escolas especiais para surdos, pois o ambiente regular não oferece condições adequadas.
( ) O ensino da língua de sinais deve ser realizado em momentos distintos do ensino da língua portuguesa para evitar o bimodalismo.
( ) Crianças com surdez severa ou profunda geralmente se desenvolvem melhor quando a língua instrucional é a língua de sinais.
( ) O aprendizado concomitante de duas línguas interfere negativamente no desenvolvimento cognitivo das crianças com surdez.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.