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( ) A Filosofia é uma forma de conhecimento e possui um pensar próprio que é essencial para a formação de cidadãos críticos e responsáveis, autônomos e capazes de mudar e reformar o mundo político para melhor atender os cidadãos. A motivação da Filosofia é a descoberta de um problema, ao contrário das outras ciências que procuram resolver os problemas, pois é na discussão desse problema que decisões são tomadas, mesmo que provisórias e serão com o tempo reformadas e melhoradas com o apoio e opinião dos cidadãos. ( ) A Filosofia também deve se debruçar sobre os problemas contemporâneos e assumir um compromisso com a vida cotidiana. De fato, quando estudamos o surgimento da Filosofia na Grécia Antiga podemos constatar o quanto ela estava ligada aos problemas cotidianos dos cidadãos atenienses. ( ) O trabalho de formação do indivíduo é um assunto importante e exclusivamente pedagógico. Trata-se então de educá-lo para um conhecimento que deve ser aprendido e utilizado de forma prática com o desenvolvimento da memória e as disciplinas separadas do ensino médio. A Filosofia tem o papel de educar o indivíduo para as verdades eternas, a convivência harmônica e o desenvolvimento da memória por meio da história da Filosofia. ( ) A Filosofia é importante na formação da consciência crítica do ser humano. Além disso, ela possui um caráter interdisciplinar, o qual pode contribuir para o diálogo entre as várias disciplinas. Ao se aprender Filosofia, desenvolve-se várias capacidades cognitivas que podem contribuir eficazmente para o desenvolvimento das outras ciências.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
( ) A elevação do senso comum à consciência crítica é um dos elementos centrais do significado do conhecimento filosófico, como também uma das principais razões que sustentam a necessidade de ensinar conteúdos de Filosofia na escola e fazer a experiência do filosofar entre os estudantes. ( ) A Lei Nº 9394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, em seu Artigo 36, inciso 12 IV, institui “serão incluídas a Filosofia e a Sociologia como disciplinas obrigatórias em todas as séries do ensino médio.” A partir da implantação dessa obrigatoriedade, a disciplina de Filosofia volta a fazer parte do currículo do Ensino Médio. ( ) O pensar filosófico é essencial para a formação de cidadãos críticos e responsáveis, autônomos e capazes de mudar os rumos da sociedade. A motivação da Filosofia é a descoberta de um problema, ao contrário das outras ciências que procuram resolver os problemas. ( ) O conteúdo da filosofia é o filosofar. Este é entendido como exercício de pensamento cujas características são o pensar meditante, reflexivo, a busca, a admiração, o espanto, o diálogo, a escolha, o amor, a paixão, o diálogo consigo mesmo e com os autores ao longo da história da filosofia, a abertura, a suspeita, a crítica, a criação, o questionamento, a imaginação, o sonho, a desmistificação da realidade, o desvelamento da ideologia e do processo ideológico e de alienação, a responsabilidade ética, o compromisso, a criatividade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
I. Compreender o contexto histórico, entender a estética da arte e a técnica empregada. II. Conhecer a história, o próprio fazer artístico, e saber apreciar uma obra de arte. III. Desenvolver um percurso de criação, interpretar a obra artística e refletir sobre a arte.
Analise as afirmativas acima e assinale a alternativa correta.
I. É importante propor o desenvolvimento de ações pedagógicas que, tenham como princípio norteador, as manifestações culturais do município/região no que se referem à música, as artes visuais, dança e teatro. Para isso, pode ser extremamente positivo o envolvimento de artistas locais. II. As propostas educacionais carecem de educação abrangente. Isso requer a construção de alternativas pedagógicas que proponham atividades voltadas aos interesses dos alunos, para que se vejam como atuantes da ação educativa e para que este processo seja eficaz. III. Se por um lado a arte independe do ambiente escolar para sobreviver, por outro ela transformou-se em uma disciplina curricular para que fosse possível abordar e sistematizar o estudo como linguagem artístico-científica, concretizando-se em uma área de conhecimento. IV. As manifestações artístico-culturais locais sobrecarregam o ensino da arte em sala de aula deixando pouco espaço para os alunos dedicarem-se a arte erudita europeia, da qual, contempla a veracidade do que se entende por arte.
Assinale a alternativa correta.
Na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/ 96), no Artigo 35º, está estabelecido o propósito nacional para alcançar as finalidades determinadas para ação, atitude, comportamento, e elementos que qualificam “o ensino médio, etapa final da educação básica, com duração mínima de três anos”. Analise as afirmativas a seguir, disposto no Artigo 35º da Lei nº9.394/96.
I. Revisão, reorganização e análise dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos.
II. A preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores.
III. Postergar nessa fase o aprimoramento do aspecto humana do educando, mas incluir na formação o aspecto ético e o desenvolvimento do pensamento crítico.
IV. A compreensão dos fundamentos científicotecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.
Assinale a alternativa correta.