Questões de Concurso
Filtrar
99 Questões de concurso encontradas
Página 4 de 20
Questões por página:
Questões por página:
Uma esfera de massa igual a 2kg está presa a uma das extremidades de uma haste rígida de comprimento igual a 50cm. A outra extremidade da haste está fixa em um eixo de modo que a haste pode oscilar num plano vertical. Quando a haste fizer um ângulo de 30° com a vertical, qual será o valor do torque exercido pela força gravitacional em relação ao eixo? Obs.: considere a massa da haste desprezível.
Um bloco de 2kg desliza numa superfície horizontal puxado por uma força de 20N que faz um ângulo de 45° com o solo. O coeficiente de atrito cinético entre o bloco e a superfície vale 0,4. Qual é o valor da aceleração do bloco? Obs.: considere sen(45°)=0,7 e cos(45°)=0,7.
Um corpo de 2kg está preso a uma mola de constante elástica igual a 100N/m, e oscila num plano horizontal de modo que sua posição é dada por X(t) = 5.cos(π.t/2), onde X está em metros e t em segundos. Despreze a massa da mola e também qualquer efeito devido ao atrito. Analise as seguintes informações sobre este movimento. I) Em t = 1s a posição do corpo será igual a zero. II) Em t = 5s o módulo da aceleração é máximo. III) A energia mecânica total do sistema é 1250 joules. As afirmações CORRETAS são:
Uma esfera rígida de massa M e raio R é lançada numa pista horizontal, de modo que o seu centro de massa tenha uma velocidade inicial Vo, mas sem velocidade inicial de rotação. A esfera executa inicialmente um movimento de rolamento com deslizamento. Sabendo que o momento de inércia da esfera em relação a um eixo que passa pelo diâmetro dela vale 2M.R²/5, e o coeficiente de atrito cinético entre a esfera e a superfície horizontal é µ, quanto tempo decorre desde o lançamento da esfera até o momento em que ela passa a executar o movimento de rolamento puro?
Uma esfera maciça de densidade d1 e massa m se encontra dentro de um recipiente que contém um líquido de densidade d2, de modo que d2 =4.d1 . A esfera está presa no fundo deste recipiente por um fio. A distância da esfera até a superfície do líquido é H. Considere que o diâmetro da esfera é muito menor que H. Se o fio for cortado, desconsiderando as forças de viscosidade entre o líquido e a esfera e que aceleração da gravidade é g, podemos afirmar que o tempo gasto para que a esfera chegue até a superfície do líquido é dado pela expressão: