Filtrar


Questões por página:
Considere os sistemas 1 e 2 ilustrados a seguir. O primeiro é composto pelos blocos A e B, de massas MA e MB; o segundo, pelos blocos P, Q, R e S, de massas MP, MQ, MR e MS . Forças idênticas e constantes de intensidade F atuam em ambos os sistemas, que deslizam sobre uma superfície plana e horizontal, sendo o atrito desprezível. Sabe-se que MA + MB = MP + MQ + MR + MS.

Imagem associada para resolução da questão


A relação entre as acelerações a1 e a2 de cada sistema está descrita em:
Considere dois recipientes plásticos, A e B, de estrutura maleável e massa desprezível. Dependendo da quantidade de massa de um produto que é inserida nesses recipientes, a área de contato entre eles e a prateleira horizontal, onde estão apoiados, se modifica. Considere os dados do gráfico:
Imagem associada para resolução da questão

A razão PA / PB entre as pressões exercidas sobre a prateleira pelos recipientes A e B corresponde a:
Um bloco de massa 5 kg encontra‐se inicialmente em repouso apoiado sobre um plano horizontal. Num dado instante o bloco passa a ser empurrado por uma força constante de intensidade 30N e direção paralela ao plano. Sendo o coeficiente de atrito cinético igual a 0,2, quanto tempo o bloco levará para deslocar uma distância de 8 m?
Uma força resultante de 8N é aplicada a um corpo de massa desconhecida proporcionando uma aceleração de 2,50 m/s2 . Se a esse mesmo corpo fosse aplicada uma força resultante de 12N, a aceleração produzida aumentaria para:
A tração no cabo que sustenta um elevador vazio ao subir com aceleração de 2 m/s2 equivale a 1,8 .104 N num local em que a aceleração da gravidade é 10 m/s2 . A massa desse elevador equivale a: