Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado

Uma máquina térmica real, operando entre as temperaturas TF (fonte fria) e TQ (fonte quente), somente poderia atingir o rendimento de 100% se a temperatura da fonte fria fosse igual a 0 K.

               

No ciclo de Rankine ilustrado na figura acima, o calor rejeitado no condensador vale em módulo 1.950 kJ/kg, e o calor recebido na caldeira corresponde em módulo a 3.000 kJ/kg. Com base nesses dados, para o rendimento do ciclo, tem-se

O ciclo de Rankine é o modelo ideal para as centrais térmicas a vapor utilizadas na produção de potência. No entanto, sabe-se que um ciclo real se afasta de um ciclo ideal, uma vez que ocorrem várias perdas. Com relação a essas perdas, analise as afirmativas a seguir.

I – As perdas principais na turbina são aquelas associadas ao escoamento do fluido de trabalho, por meio dos canais e palhetas da turbina.

II – As perdas na bomba decorrem principalmente das irreversibilidades associadas ao escoamento do fluido.

III – A perda de carga provocada pelo atrito e a transferência de calor ao ambiente são as perdas mais importantes nas tubulações.

IV – As perdas no condensador são extremamente significativas, considerando todo o conjunto.

Estão corretas APENAS as afirmativas
O ciclo Brayton é o ciclo ideal para a turbina a gás simples. Qual gráfico pressão-volume se refere especificamente a esse ciclo?
Com relação ao ciclo Brayton, analise as afirmativas a seguir.

I – A turbina a gás real difere do ciclo ideal, principalmente devido às irreversibilidades no compressor e na turbina, e à perda de carga nas passagens do fluido e na câmara de combustão (ou no trocador de calor para um ciclo fechado).

II – O fluido de trabalho apresenta mudança de fase.

III – O compressor utiliza uma pequena quantidade de trabalho na sua operação, em comparação ao trabalho gerado na turbina.

IV – O rendimento do ciclo de turbina a gás pode ser melhorado pela introdução de um regenerador.

Estão corretas APENAS as afirmativas