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Concurso:
PC-PA
Disciplina:
Gestão de Pessoas
No âmbito organizacional, a liderança é tema cada vez mais recorrente devido ao papel fundamental que os líderes representam na eficácia do grupo e da organização. Liderança designa o processo que visa conduzir um grupo de pessoas, influenciando as atividades relacionadas às tarefas dos membros do grupo, com a finalidade de transformá-los em uma equipe geradora de resultados. Diferentemente do chefe, que é o encarregado de fazer cumprir uma tarefa ou atividade em uma organização, o líder deve ter habilidade de motivar e infuenciar os liderados, para que contribuam voluntariamente e com entusiasmo para o alcance dos objetivos da organização.
Entre as características abaixo, indique aquelas que NÂO são encontradas na concepção de líder.
Entre as características abaixo, indique aquelas que NÂO são encontradas na concepção de líder.
Concurso:
Petrobras
Disciplina:
Gestão de Pessoas
Um dirigente de uma empresa está preocupado com seu papel na empresa e com os resultados apresentados, que têm piorado bastante nos últimos meses. Isso tem feito com que ele se questione a respeito de seu estilo de liderança.
Para resolver esse problema e melhorar o desempenho de sua organização, ele contratou um consultor que o orientou a adotar um estilo de liderança apoiador, cujas características são:
Concurso:
DPE-SP
Disciplina:
Gestão de Pessoas
Com relação às distinções entre liderança e capacidade gerencial, considere as afirmativas abaixo.
I. Liderar envolve um processo de influência nãocoercitiva decorrente da autoridade formal do cargo e, neste sentido, é distinto de gerenciar.
II. Os gerentes tendem a adotar atitudes impessoais, às vezes até passivas, em relação às metas, enquanto os líderes têm uma atitude pessoal e ativa em relação às metas.
III. Hoje o líder é o componente mais estratégico da organização, é o responsável pelo desenvolvimento de outras pessoas e pelo sucesso da empresa.
IV. O bom gerenciamento traz ordem e consistência ao se projetar planos e acompanhar os seus resultados; liderança, em comparação, é lidar com a mudança.
V. O gerente tem uma visão de longo prazo; o líder, perspectiva de curto prazo. O gerente faz as coisas certas; o líder faz as coisas direito.
Está correto o que se afirma APENAS em
I. Liderar envolve um processo de influência nãocoercitiva decorrente da autoridade formal do cargo e, neste sentido, é distinto de gerenciar.
II. Os gerentes tendem a adotar atitudes impessoais, às vezes até passivas, em relação às metas, enquanto os líderes têm uma atitude pessoal e ativa em relação às metas.
III. Hoje o líder é o componente mais estratégico da organização, é o responsável pelo desenvolvimento de outras pessoas e pelo sucesso da empresa.
IV. O bom gerenciamento traz ordem e consistência ao se projetar planos e acompanhar os seus resultados; liderança, em comparação, é lidar com a mudança.
V. O gerente tem uma visão de longo prazo; o líder, perspectiva de curto prazo. O gerente faz as coisas certas; o líder faz as coisas direito.
Está correto o que se afirma APENAS em
Concurso:
DPE-RJ
Disciplina:
Gestão de Pessoas
A dominação em geral é um fenômeno que permeia a maioria dos tipos de ação social, inclusive as relações econômicas e políticas. A dominação pode ser fortalecida de duas formas: por meio da legitimação e/ou por meio de uma equipe administrativa. Weber mostra que cada forma de dominação corresponde a um formato específico de administração e cada uma dessas administrações é organizada e remunerada de maneira distinta. O tipo de dominação caracterizado pela obediência inspirada pelo caráter extraordinário do líder é:
Concurso:
DNIT
Disciplina:
Gestão de Pessoas
A capacidade de liderar é importante não apenas em estadistas, dirigentes de religiões, mas também em treinadores, comandantes militares, professores e administradores em geral. Assinale a opção correta sobre a liderança nas organizações.