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A respeito do significado da pintura corporal indígena, considere o trecho a seguir:
Os grafismos corporais objetivam facilitar a transformação de um corpo para dotá-lo das qualidades sociais requeridas. Por meio de técnicas variadas e complexas são efetivadas amplas mudanças corporais, algumas das quais relacionadas a uma elaboração estética, geralmente reunidas sob a expressão “decoração” corporal. A elaboração do corpo é produzida tanto por pinturas de base vegetal, como por tatuagens, escarificações, adornos plumários e corte de cabelo. Constituindo parte essencial do processo de transformação da pessoa, essas técnicas comunicam diferentes intenções e são específicas de cada povo indígena.
Adaptado de VAN VELTHEM, L. H. Artes indígenas: Notas sobre a lógica dos corpos e dos artefatos. In: Textos Escolhidos de Cultura e Arte Populares, v.7, n.1, p,2010, p.62.
Com base no trecho, assinale a afirmativa que interpreta corretamente o sentido social da pintura corporal para as sociedades indígenas.
A respeito dos principais traços da dança moderna em comparação ao balé clássico, assinale a afirmativa correta.
Considerando a linguagem artística da música e aspectos relativos ao rap e ao hip hop no Brasil, julgue o item que se segue.

A contrametricidade, característica identificada no rap nacional, é definida como a relação entre pulsos fortes e fracos em uma métrica musical.

No que se refere ao ensino de dança nas escolas de educação básica, julgue o item a seguir.


A dança, enquanto uma das expressões culturais brasileiras, esteve presente no currículo do ensino formal ao longo da história da educação no país.

No que se refere ao ensino de dança nas escolas de educação básica, julgue o item a seguir.


A permanência do ensino da dança no currículo da educação básica e a garantia da sua presença em todas as etapas de formação são fatores atualmente assegurados por lei.