Filtrar


Questões por página:

Imagem associada para resolução da questão Denise Stoklos em cena de Um Orgasmo Adulto Escapa do Zoológico (de Dario Fo e Franca Rame) 1983.
Denise Stoklos é a idealizadora do Teatro Essencial, por ela definido como:
1. O Teatro Essencial é aquele que precisa apenas de um ator para existir. É o ator como a própria cena, capaz de transformar sua presença em múltiplas narrativas, sem dependência de adereços, cenários ou outros elementos externos.
2. O Teatro Essencial devolve ao ator o poder de ser autossuficiente, de criar mundos apenas com seu corpo, sua voz, seu pensamento e sua energia.
3. Eliminar o supérfluo é um gesto de liberdade. O Teatro Essencial abre mão de tudo o que não é indispensável, para que a mensagem chegue ao espectador de forma pura e direta.
Os trechos indicam aspectos próprios deste gênero teatral, respectivamente:

Acerca da linguagem artística do teatro, julgue o item a seguir.


No teatro, o corpo performático é o lócus da criação ficcional de tempos, espaços e sujeitos distintos, criação essa que deve se consolidar por meio da linguagem verbal e da ação física.

Acerca da linguagem artística do teatro, julgue o item a seguir.


O jogo teatral remete à função simbólica da arte porque permite a criação de meios de significação da realidade pela ótica do divertimento e da ludicidade.

Ao analisar a proposta de Viola Spolin, Koudela aponta sua vinculação com as propostas do teatro norte-americano da década de sessenta. Caracteriza o proposto elaborado por Spolin como um
Segundo Magaldi, “o ator é um dos elementos do espetáculo, harmonizado com os demais. A harmonia rompe-se, pelo excesso ou pela deficiência de qualquer dos elementos. A omissão do intérprete conduz em geral ao chamado teatro literário, do encenador ou dos acessórios. O reinado absoluto do ator confundiu-se com a Commedia dell’Arte, que se afirmou do século XV ao XVII, na Itália, expandindo-se por toda a Europa e exercendo decisiva influência na posteridade.”. Ainda segundo o autor, o fundamento da Commedia delI’Arte é