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Concurso:
Prefeitura Municipal de Juru - PB
Disciplina:
Fonoaudiologia
Por meio da avaliação fonoaudiológica é possível determinar quais as dificuldades que o escolar possa apresentar, a fim de elaborar um perfil de suas potencialidades, intervir e estabelecer bases para a monitoração contínua de seu progresso.
Deve ser encaminhado para o Fonoaudiólogo:
I. Problemas nas funções orais como mastigação, respiração, deglutição.
II. Distúrbios na linguagem oral.
III. Gagueira ou dificuldades no ritmo da fala.
IV. Dificuldades na aprendizagem da leitura e/ou da escrita.
V. Na presença de deficiência auditiva, motora e mental que trazem alterações no desempenho global e comunicativo, a avaliação e o tratamento precoce são fundamentais.
Estão CORRETAS:
Deve ser encaminhado para o Fonoaudiólogo:
I. Problemas nas funções orais como mastigação, respiração, deglutição.
II. Distúrbios na linguagem oral.
III. Gagueira ou dificuldades no ritmo da fala.
IV. Dificuldades na aprendizagem da leitura e/ou da escrita.
V. Na presença de deficiência auditiva, motora e mental que trazem alterações no desempenho global e comunicativo, a avaliação e o tratamento precoce são fundamentais.
Estão CORRETAS:
Concurso:
Prefeitura Municipal de Juru - PB
Disciplina:
Fonoaudiologia
Na avaliação fonoaudiológica de leitura e escrita o objetivo principal é de investigar as diferentes habilidades de linguagem oral, escrita e metalinguísticas envolvidas no processo de aprendizagem. De acordo com os processos cognitivo-linguísticos da linguagem, da escrita e da leitura, na avaliação fonoaudiológica são observados:
I. A linguagem oral, que é de fundamental importância para a qualidade da expressão oral e escrita.
II. A consciência fonológica, que é a capacidade de manipular e refletir sobre a estrutura sonora das palavras, sendo parte importante no processo de apropriação da leitura e da escrita.
III. A fluência leitora é uma competência central no processo de alfabetização, sendo preditora da compreensão de texto.
IV. A leitura e a escrita e os mecanismos que nela intervêm, incluindo o processamento visual, velocidade de pensamento, processos léxicos, semânticos, sintáticos e a compreensão do seu significado.
Estão CORRETAS:
I. A linguagem oral, que é de fundamental importância para a qualidade da expressão oral e escrita.
II. A consciência fonológica, que é a capacidade de manipular e refletir sobre a estrutura sonora das palavras, sendo parte importante no processo de apropriação da leitura e da escrita.
III. A fluência leitora é uma competência central no processo de alfabetização, sendo preditora da compreensão de texto.
IV. A leitura e a escrita e os mecanismos que nela intervêm, incluindo o processamento visual, velocidade de pensamento, processos léxicos, semânticos, sintáticos e a compreensão do seu significado.
Estão CORRETAS:
Em relação aos principais aspectos do desenvolvimento da linguagem em crianças típicas, assinale a alternativa correta.
O desenvolvimento fonológico é um tópico amplamente debatido na literatura e é essencial que o fonoaudiólogo tenha profundo conhecimento sobre ele. Nesse sentido, a sequência típica de aquisição dos fonemas do português brasileiro em crianças com desenvolvimento típico é:
Assinale a alternativa que apresenta o parâmetro vocal corresponde à percepção auditiva da frequência fundamental e deve ser entendido a partir de uma inter-relação direta com o sexo, a faixa etária, a estrutura física, a personalidade e a profissão. Pode ser classificado como grave, agravado, médio ou adequado, agudizado e agudo.