Filtrar


Questões por página:
Com relação aos parâmetros nacionais de frequência de descontinuidade de fala, medida utilizada para o diagnóstico e classificação da gravidade da gagueira, são considerados disfluência comum os seguintes valores:
A afasia de Broca, segundo a literatura, é considerada não fluente, podendo ocorrer parafasias fonéticas e/ou fonêmicas, redução e agramatismo, além disso é comum
Para essa questão, considere as afasias como fluentes e não fluentes e analise o excerto:
“Indivíduos com lesão no lobo frontal anterior superior, áreas de Brodman 8 e 9 são falantes disfluentes que carecem de iniciação, a exemplo da fala espontânea severamente prejudicada, sendo que as habilidades de fala e recuperação de palavra são variáveis ao passo que as habilidades de repetição são muito fortes, e a compreensão é boa em relação à expressão”.
O pequeno excerto descreve a afasia
Assinale a alternativa que apresenta um músculo do véu platino relacionado com o sistema articulatório/de ressonância.
O paciente L. O. possui diagnóstico médico de paralisia cerebral e laudo neurológico que comprova o diagnóstico de atraso no desenvolvimento neuropsicomotor e síndrome de Guillain-Barré. Seu diagnostico fonoaudiológico é de apraxia de fala. De acordo com essas informações, avalie as afirmativas a seguir.
I - A paralisia cerebral refere-se a um grupo de desordens no desenvolvimento do controle motor e da postura, como resultado de uma lesão progressiva do sistema nervoso central.
II - O atraso no desenvolvimento neuropsicomotor é uma condição em que a criança não está se desenvolvendo e/ou não alcança habilidades de acordo com a sequência de estágios pré-determinados.
III - A síndrome de Guillain-Barré é uma doença autoimune que ocorre quando o sistema imunológico do corpo ataca parte do próprio sistema nervoso por engano.
IV - Apraxia de fala é uma condição neurológica em que a pessoa é capaz de realizar voluntariamente movimentos motores se seus músculos estiverem em condições normais.
V - A apraxia foi caracterizada como uma alteração articulatória resultante de um distúrbio na capacidade de programar o posicionamento dos músculos da fala e de sequenciar os movimentos na produção intencional ou espontânea dos fonemas.
Estão CORRETAS as afirmativas