Filtrar


Questões por página:
A afasia transcortical sensorial caracteriza-se por emissão oral:
O paciente L. O. possui diagnóstico médico de paralisia cerebral e laudo neurológico que comprova o diagnóstico de atraso no desenvolvimento neuropsicomotor e síndrome de Guillain-Barré. Seu diagnostico fonoaudiológico é de apraxia de fala. De acordo com essas informações, avalie as afirmativas a seguir.
I - A paralisia cerebral refere-se a um grupo de desordens no desenvolvimento do controle motor e da postura, como resultado de uma lesão progressiva do sistema nervoso central. II - O atraso no desenvolvimento neuropsicomotor é uma condição em que a criança não está se desenvolvendo e/ou não alcança habilidades de acordo com a sequência de estágios pré-determinados. III - A síndrome de Guillain-Barré é uma doença autoimune que ocorre quando o sistema imunológico do corpo ataca parte do próprio sistema nervoso por engano. IV - Apraxia de fala é uma condição neurológica em que a pessoa é capaz de realizar voluntariamente movimentos motores se seus músculos estiverem em condições normais. V - A apraxia foi caracterizada como uma alteração articulatória resultante de um distúrbio na capacidade de programar o posicionamento dos músculos da fala e de sequenciar os movimentos na produção intencional ou espontânea dos fonemas.
Estão CORRETAS as afirmativas
Um menino,8 anos de idade, está no terceiro ano de uma escola pública e apresenta dificuldades de aprendizagem. Segundo a professora, ele escreve do mesmo modo que fala. Dessa forma, foi solicitado à mãe que o encaminhasse para uma avaliação fonoaudiológica, pois a professora acredita que ele seja disléxico. O sonho dele é ser jogador de futebol e ele acredita que, para isso, não precisa estudar, já que seus pais, apesar de não terem terminado a educação básica, conseguiram trabalhar. Na escola, mostra-se sem interesse para fazer as atividades propostas e sempre diz que não quer ler, pois a sua leitura é muito lenta. A seguir, apresenta-se um pequeno trecho de sua escrita amostra de escrita espontânea:
Eraumaves un castelo muinto velho e eumdia treis mininos pobres quetinham passado por lá. Come saram a reformar o castelo e a notisia se espahol e os mininos creseram e finalmente o castelo ficol pornto omininus foram entrando elá dentro tinha sinco cuartos.
Fonte: Amostra de escrita,2022.
Considerando o texto e o histórico da criança, avalie as afirmativas a seguir.
I - A aquisição da linguagem escrita está relacionada às práticas sociais nas quais a criança está inserida, podendo essas práticas representar obstáculos para um bom desempenho escolar. Diante disso, as dificuldades de escrita do menino podem estar influenciadas pelas práticas de letramento de seus familiares e amigos.
II - A dificuldade de segmentação das palavras é uma das características da dislexia logo, é correto afirmar que o menino é disléxico.
III - A dislexia é um distúrbio específico de aprendizagem, de origem neurológica, caracterizado pela dificuldade na fluência correta da leitura, na decodificação e na soletração, resultantes de um déficit no componente fonológico da linguagem.
IV - O diagnóstico de dislexia feito pela professora da criança está correto e, nesse caso, considera-se efetiva a ação da professora para o diagnóstico precoce e para o encaminhamento do menino para tratamento fonoaudiológico.
V - O menino apresenta um texto cujas características demonstram o apoio na oralidade, as quais fazem parte do processo normal de aquisição da linguagem escrita, por exemplo transcrição fonética, junção e separação indevida de palavras.
Está CORRETO apenas o que se afirma em
A linguagem é considerada a primeira forma de socialização da criança que, na maioria das vezes, é mediada pelos pais, a partir de instrução verbal e contagem de histórias que veiculam os valores sociais da cultura em que está inserida.
Considerando os inputs facilitadores para o desenvolvimento da linguagem, avalie as afirmativas a seguir e a relação proposta entre elas.
I – Estratégias de reformulação do enunciado da criança e de formulação de perguntas no intuito de pedir clarificações, desde que não interrompam o tópico da conversação, são inputs facilitadores para o desenvolvimento da linguagem infantil.
PORQUE
II – A ausência de inputs facilitadores é apontada como grande fator causal dos transtornos do desenvolvimento da linguagem (TDL).
Analisando a relação proposta entre as duas afirmativas, assinale a alternativa CORRETA.

Julgue o item a seguir.


A comunicação é um meio pelo qual as pessoas idosas recebem e expressam a linguagem, sendo um elemento essencial para a socialização e integração desses indivíduos na comunidade. Portanto, os distúrbios da comunicação na terceira idade sempre facilitam a vida social desses indivíduos.