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Segundo dados do relatório 2024 Global Digital publicado em parceria com a Meltwater e a We are Social revela uma riqueza de manchetes e tendências. Pode-se destacar o aumento do tempo que os usuários de mídias digitais passam online, no qual os brasileiros internautas gastam uma média de 9 horas e 13 minutos por dia usando a internet. Em paralelo, há um declínio da audiência de programas de televisão. Esse cenário globalizado e digitalizado, ao alcance de todos, abre um novo campo para a prática do jornalismo especialmente elaborado para os canais digitais, com destaque para o jornalismo denominado:
Com a utilização de recursos que fazem parte do cotidiano, como vídeos, podcasts e jornais, os alunos tendem a participar de maneira diferente do processo, atuando como protagonistas no processo educacional. Isso acontece pelo interesse existente na tecnologia, que ocupa grande parte do dia de muitas pessoas. Entender como elas funcionam e deixar de ser apenas consumidores é importante para criar uma postura crítica sobre os conteúdos consumidos, desenvolvendo uma cultura digital e diminuindo a influência da mídia.
Para produção, por exemplo, de conteúdo sonoro, com um podcast, educadores têm disponíveis softwares livres de edição digital de áudio. São exemplos desses softwares:
Com o surgimento das novas tecnologias de informação e, consequentemente, das redes sociais, o jornalismo também acompanhou estas mudanças, inclusive com a divulgação de notícias em tempo real nas plataformas digitais, pautando as rádios, os jornais impressos e a televisão. Do ponto de vista prático, o jornalismo online, produzido para internet, é conhecido como
Em um jornal impresso, acima dos títulos das matérias, é comum o uso de sobretítulos. Esse recurso editorial precede, portanto, o título principal e seu objetivo é complementar a informação. Também é conhecido como chapéu ou antetítulo e é compreendido como um título auxiliar.
Do mesmo modo, em sites noticiosos, os sobretítulos aparecem na homepage, acima dos títulos principais.
Tanto na publicação impressa como no site de notícias online, visualmente é possível distinguir as duas modalidades de titulação por meio do/de:
O ciberespaço e as tecnologias para dispositivos móveis provocaram modificações profundas tanto na produção como na recepção de notícias. Assim, vemos com relativa frequência o surgimento de canais online administrados e produzidos por um único indivíduo que, por sua vez, ainda se encarrega das funções técnicas e de divulgação de conteúdo nas redes sociais. Imagine que a proposta seja a realização diária de um telejornal de cinco minutos de duração onde não há repórteres ou colaboradores. O modelo de telejornal conta então com uma câmera fixa em primeiro plano voltada para o âncora. A apresentação ocorre de duas maneiras e sempre da bancada: sem qualquer imagem de apoio nem ilustração relativa às notícias ou com imagens do ocorrido e o texto lido pelo âncora.
Essas modalidades são denominadas, respectivamente: