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O domínio da linguagem, entre outros aspectos, implica o conhecimento do sistema fonológico da língua, isto é, do seu inventário de sons e das regras para combiná-los em unidades significativas. Analise as proposições abaixo.

I. Um modelo muito utilizado na literatura para a descrição do sistema fonológico da criança é o dos processos fonológicos, que diz respeito à simplificação das regras fonológicas que envolvem sequências de sons na pronúncia das palavras.

II. A maioria dos processos fonológicos faz parte do desenvolvimento atípico da fala, sendo eliminados ao longo dos anos escolares.

III. No distúrbio fonológico, a dificuldade está na representação mental da regra fonológica. Isso quer dizer que o indivíduo tem dificuldades em fazer uso das regras da fonologia de sua língua.

Está correto o que se afirma em
Quanto à avaliação das habilidades pragmáticas no contexto clínico, considere as seguintes afirmações:

I. A avaliação da narrativa faz parte da avaliação das habilidades pragmáticas, na medida em que a narrativa é uma das funções comunicativas.

II. O uso de palavras com sentido gramatical, como os pronomes e os advérbios, é critério para avaliação das habilidades pragmáticas.

III. O uso de turnos expansivos/simples, coerentes/incoerentes é critério para avaliação das habilidades conversacionais, um dos aspectos da pragmática.

Está correto o que se afirma em
A proposta de Halliday (1975) é uma das mais empregadas na prática clínica e constitui uma significante contribuição para a compreensão da estruturação da linguagem na fase pré-verbal. Pode-se afirmar corretamente que, na função
No atendimento clínico de crianças com distúrbio da comunicação o papel da família é considerado relevante,
Mesmo existindo diferenças individuais nas etapas do desenvolvimento da linguagem infantil é possível identificar aquisições importantes que marcam cada estágio do desenvolvimento da criança. Assim, é correto afirmar que entre os 12 aos 18 meses de idade surgem as