Filtrar


Questões por página:
A situação abordada na charge torna explícitas as contradições entre os gestos e ações simultâneas do corpo na fluência livre devida a:

Observe a imagem abaixo:

A NEGRA: um marco na história da arte brasileira.


Tarsila do Amaral, sob a influência do Movimento Modernista, buscou a forma que mais se coadunasse a um conteúdo nacional. A Negra, nesse caso, é exemplar. Dá visibilidade ao pensamento artístico da época. A folha da bananeira, a figura feminina com os traços da mulher negra, as cores são elementos que refletem uma imagem do Brasil.

SCHLICHTA, Consuelo. Mundo das ideias: arte e educação, há

um lugar para a arte no ensino médio? Curitiba: Aymara,2009.

Veja este retrato da mulher brasileira, no qual Tarsila do Amaral busca outro cânone ao romper a representação da figura humana clássica e o uso das cores de acordo com o padrão renascentista. Na pintura, a artista exalta:

Leia o texto abaixo: O movimento faz parte da vida. Onde há vida, há movimento: respiração, órgãos, batimento cardíaco, etc. Nos movimentos constantemente, desde o útero materno. O universo está em eterno movimento, o movimento faz parte das nossas vidas. No dia-a-dia nos movimentamos por muitos motivos. No nosso dia-a-dia é impossível não nos movimentarmos, mas para algumas pessoas movimentar-se é mais do que realizar as ações necessárias para sobreviver. Algumas profissões têm em algum movimento específico seu ponto fundamental, sendo que outras dependem quase que exclusivamente do movimento corporal para serem exercidas. Tavares, Isis Moura. Educação, corpo e arte. Curitiba: IESDE,2004.188 p.
As manifestações corporais na história dos movimentos, muitas vezes demonstram as condições cotidianas de um determinado grupo social, como se pode observar na descrição do movimento específico e o ponto fundamental para uma profissão no texto acima, assim, podemos afirmar que os movimentos involuntários representam: