Filtrar


Questões por página:
“Os sons captados por nossos ouvidos são formados por ____________ ou movimentos rápidos produzidos pelos gestos que fazemos ao tocar um instrumento, como um tambor: ao ser tocado, a membrana empurra o ar em várias direções, oscilando cada vez que é tocado. Na voz humana, o som é produzido pelas ____________ das cordas vocais. O órgão vocal é como um instrumento de sopro mecânico no qual os pulmões e a traquéia representam a fole. A laringe é o principal órgão onde se reproduz o som (através das cordas vocais).” (OLIVEIRA,2010, p.64)

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas:
“Conjunto de pressupostos ideológicos e estéticos, explícitos ou implícitos, que permitem ao espectador receber o jogo do ator e a representação. A ___________ é um contrato firmado entre autor e público, segundo o qual o primeiro compõe e encena sua obra de acordo com normas conhecidas e aceitas pelo segundo. A ___________ compreende tudo aquilo sobre o que platéia e palco devem estar de acordo para que a ficção teatral e o prazer do jogo dramático se produzam.” (PAVIS,2008, p.71)

Assinale a alternativa que preenche as lacunas corretamente:
“Ao trabalhar a passagem de uma forma corporal para a outra, estaremos realizando movimentos que aqui denominamos de trajetórias (passagem de um ponto até outro). A trajetória é tão (ou mais) importante que a forma do corpo, pois é na trajetória que o movimento (portanto, a dança) acontece. É na trajetória que se dá a variação da qualidade do movimento.” (FERREIRA, 2012. p.81)

Leia as assertivas a seguir sobre as trajetórias do corpo na cinesfera e preencha as lacunas com verdadeiro ou falso:

( ) A cinesfera é uma figura geométrica dinâmica criada pela teoria de Rudolf Laban.
( ) A esfera ao redor do corpo cuja periferia pode ser alcançada por meio dos membros facilmente estendidos, sem dar um passo além do ponto de suporte, quando em pé em uma perna, o que podemos chamar de base de apoio. Somos capazes de desenhar o limite de uma esfera imaginária com nossos pés tanto quanto nossas mãos. Quando nos movemos para fora dos limites de nossa cinesfera original, criamos uma nova base de apoio.
( ) As trajetórias são limitadas e é preciso primeiramente entender a técnica da cinesfera para que possamos direcionar essas trajetórias. O professor é parte essencial nessa construção de trajetórias, pois é o mesmo que direciona os corpos em suas trajetórias.
( ) A cinesfera pode variar de tamanho. Assim, uma cinesfera grande implica movimentos bem amplos, e uma cinesfera pequena, movimentos pequenos, bem próximos do centro do corpo.
“Hernández (2007, p.22), ao referir-se aos estudos das artes visuais, sugere a utilização da expressão “Cultura visual”, por tratar-se de uma visão diferenciada sobre o mundo da visualidade.” (OLIVEIRA,2010, p.37)
De acordo com Fernando Hernandéz, assinale a alternativa que descreve o que é Cultura Visual.
Imagem associada para resolução da questão Fonte: https://www.andreparente.net/entremargens/51z1rjo4mv8eqkwaqto2pmyxs8cetz
Leia a descrição da videoinstalação Entre Margens (2004), de André Parente:
A videoinstalação é composta por duas imagens projetadas, uma em frente à outra: uma retrata um rio, a outra, uma paisagem. No vídeo que mostra o rio, o observador pode perceber a passagem do tempo por meio de mudanças de velocidade da filmagem do rio, sobreposições, edições e saltos temporais introduzidos pelo cineasta. O vídeo que mostra a paisagem permanece imutável, sendo apresentado como se fosse uma fotografia. Em determinado momento, um movimento de câmera de uma das telas faz com que as duas imagens coincidam, formando uma panorâmica infinita da paisagem. Um elemento novo aparece – um jovem que surge de lugar nenhum e corre. A imagem oposta inicia seu movimento circular em direção ao lado esquerdo, e assim o que era terra vira rio. Durante o tempo da instalação, o som ambiente (as águas do rio) e a voz do narrador (com trechos de “A Terceira Margem do Rio”, de Guimarães Rosa) fortalecem a experiência poética.
Adaptado de https://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoas/1234- andre-parente
Nesta instalação, utilizando tecnologia digital, o artista