Filtrar


Questões por página:
À medida que se desenvolve a arte técnica, o gesto humano vai sendo substituído pelo gesto técnico. A necessidade de ação física ou manual do artista se torna cada vez menor e, muitas vezes, reduz-se ao apertar de um botão. Onde fica a habilidade própria do artista, aquilo que diferenciava sua obra dos demais? Para Costa (2004), surge então novo conceito de gesto artístico, que é
O documento BNCC apresenta, no que diz respeito ao 1° ao 5° anos no Eixo Temático da Dança, como “Habilidades a serem desenvolvidas no Objetos de conhecimento Elementos da Linguagem” o
De acordo com ALVES, “Para se entender melhor a música, é necessário desenvolver o hábito de ouvir os sons com mais atenção, de modo que se possa identificar os seus elementos formadores, as variações e as maneiras como esses sons são distribuídos e organizados em uma composição musical. Essa atenção vai propiciar o reconhecimento de como a música se organiza”. (PARANÁ, 2008 p.75). Os elementos formais são características próprias que dão forma à música, percebidas pelos nossos ouvidos. São cinco os elementos formadores do som, e articulando esses cinco elementos é que se criam músicas.
NÃO é elemento formal da música.
A dança tem conteúdos próprios, capazes de desenvolver aspectos cognitivos que, uma vez integrados aos processos mentais, possibilitam uma melhor compreensão estética da arte. A escola pode desempenhar papel importante na educação dos corpos e do processo interpretativo e criativo de dança, pois dará aos alunos subsídios para melhor compreender, desvelar, desconstruir, revelar e, se for o caso, transformar as relações que se estabelecem entre corpo, dança e sociedade. Sobre a dança e seus elementos no espaço escolar analise as afirmativas.
I. Os elementos formais da dança são o movimento corporal, o movimento do corpo ou de parte dele num determinado tempo e espaço. II. O elemento central da dança é o movimento corporal, por isso o trabalho pedagógico pode basear-se em atividades de experimentação do movimento, improvisação, em composições coreográficas e processos de criação (trabalho artístico), tornando o conhecimento significativo para o aluno, conferindo-lhe sentido à aprendizagem, por articularem os conteúdos da dança. III. A improvisação, a composição coreográfica, a interpretação de repertórios de diferentes épocas, localidades e estilos são processos da dança que se diferenciam da educação do/pelo movimento. Estes processos devem ser trabalhados somente no estudo clássico da dança. IV. No espaço escolar não há necessidade do conhecimento da história da dança, formas e estilos (jazz, moderna, balé clássico, sapateado etc.) e estudos étnicos. Neste espaço o aluno é livre para experimentar os elementos formais e criar sem necessidade de entendimento do pŕocesso. V. A dança na Escola deve proporcionar aos estudantes um autoconhecimento, saber do que eles são capazes de interagir com os outros, corpo e mente, podendo realizar trabalhos em grupos, de criarem e se expressarem de diferentes formas e em diferentes espaços.
Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).
A música sempre esteve associada às tradições e às culturas de cada época. Atualmente, o desenvolvimento tecnológico aplicado às comunicações vem modificando consideravelmente as referências musicais das sociedades pela possibilidade de uma escuta simultânea de toda produção mundial por meio de discos, fitas, rádio, televisão, computador, jogos eletrônicos, cinema, publicidade, etc.” (PCN’s, pág.53). Qual das alternativas abaixo não é produto da música?