Filtrar


Questões por página:
“O que chamamos de Dadá é um jogo louco que veio do nada” Hugo Ball Em relação ao movimento Dadá, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) O dadaísta Fancis Picabia, ao produzir uma pintura feita quase que inteiramente de assinaturas, brincava com a noção de linguagem e de arte visual, como sistema de representação distintos mas relacionados.
( ) Dadá cria obras com a intenção de salvar a Arte da própria Arte, trazendo uma seriedade ímpar em relação ao discurso protagonizado e buscando a perfeição no fazer artístico.
( ) O movimento Dadá é contra tudo, ele sensibiliza todos os artistas que estão fartos das convenções, daquilo que é sério. Dadá é contra tudo, mas Dadá não faz mal algum.
( ) Os artistas partiram, portanto, para busca da perfeição e do sentido em suas obras, com pinturas que propagam ideias políticas e sintéticas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
O ______, foi um movimento de vanguarda italiano do início do século XX. Esse movimento considerava a sociedade estagnada, tinha o interesse em sacudi-la. Foi um movimento considerado “essencialmente viril, violento e ideologicamente cheio de contradições”. O grupo de artistas defendia o rompimento imediato com o passado. Em seu manifesto, entre outros pontos, este movimento artístico considerava a velocidade nas obras, ódio pela ordem vigente, e amor enfurecido por uma vida frenética. Os principais representantes nas artes plásticas foram Umberto Boccioni, Carlo Carrà, Gino Severini, Luigi Russolo e Giacomo Balla, Filippo Tommaso. O texto acima se refere a um movimento artístico. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.

A dançarina norte-americana Loie Fuller (1862-1928) teve suas apresentações comentadas em diversos jornais e revistas, como se vê a seguir: na França, por Toulouse-Lautrec; no Brasil, pelo artista modernista Flávio de Carvalho.


Imagem associada para resolução da questão


Com base nas imagens, analise as afirmativas a seguir.


I. Toulouse-Lautrec captura, no desenho, o estímulo sensorial gerado pela dança, representando a leveza de um corpo em movimento.

II. Flávio de Carvalho percebe os efeitos da música sobre o corpo e busca traduzir expressivamente os movimentos da dançarina.

III. Ambos distanciam-se do gestual acadêmico: o pintor francês enfatiza os volumes a partir dos tecidos, e o brasileiro, a angulação do movimento, com síntese e estilização.


Está correto o que se afirma em:

Os sons são emissões pulsantes, interpretadas segundo os pulsos corporais, somáticos e psíquicos. Assim como o corpo admite ritmos somáticos, a exemplo do sanguíneo, e ritmos psíquicos, a exemplo das ondas cerebrais, as frequências sonoras se apresentam em duas grandes dimensões, identificadas como

Um dos mais intrigantes fenômenos acústicos é a capacidade, por parte de uma ínfima minoria de pessoas e de músicos, de emitir alturas determinadas sem qualquer referência acústica prévia.

MENEZES, F. A acústica musical em palavras e sons. Cotia/SP: Ateliê Ed.,2003, p.124.


O trecho descreve o fenômeno auditivo denominado de ouvido