Filtrar


Questões por página:
O artista brasileiro Di Cavalcanti foi pintor, desenhista, ilustrador, cartunista, caricaturista, muralista, cenógrafo, escritor, jornalista, poeta e doutor honoris causa pela Universidade Federal da Bahia. Nasceu na cidade do Rio de Janeiro no dia 6 de setembro de 1897. Sobre sua vida e obra, analise as afirmativas abaixo.
I. O artista brasileiro Di Cavalcanti foi um dos grandes incentivadores da realização da Semana de Arte Moderna.
II. O artista Di Cavalcanti foi o precursor da arte conceitual no Brasil, pois em suas obras o conceito era destaque.
III. Dotado de fino humor, porte fidalgo e uma grande cultura, o artista Di Cavalcanti pôde retratar em suas obras a presença de mulheres jovens imigrantes, paisagens praianas e bucólicas. Ficou conhecido pelas figuras abstratas que retratava.
IV. Di Cavalcanti foi influenciado por diversos pintores, como Picasso, Gauguin, Matisse e Braque. Sendo, foi um artista muito audaz, capaz de transformar essas influências em uma produção muito pessoal e associada aos temas nacionais.
Estão corretas as afirmativas:
O som é uma ______ que se propaga pelo ar, transmitindo energia, mas nunca matéria. A matéria prima da música é o som. Podemos distinguir quatro características básicas de um som: ______ é a cor ou a personalidade do som, o que nos faz distinguir os diferentes instrumentos e vozes; ______ é o tempo que o som acontece, podendo ser longo ou curto; ______ é a sua frequência, se apresentam graves e a agudos; ______ é o mesmo que volume do som, a quantidade de energia que a onda sonora transmite. Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
Durante a fase barroca da música, mais ou menos de 1600 a 1750, muitas ideias musicais se tornaram importantes, como a posição dos acordes em uma música, o contraponto e os ornamentos. Assinale a alternativa que apresenta as principais características da fase barroca na música.
A obra de Anna Bella Geiger, O pão nosso de cada dia,1978, a artista apresenta um conceito em sua representação, mastigando, literalmente, o Brasil. Imagem associada para resolução da questão

Assinale a alternativa que melhor define sua obra.
Apesar de suas teorias, os cubistas simplesmente pintaram quadros compostos como tapetes, com elementos tomados da natureza e dissociados. Isso se fez desde sempre. O emprego de elementos dissociados, mesmo da figura humana, fora de qualquer representação narrativa, por suas qualidades plásticas, formais, colorísticas ou lineares, não é novo: os micenenses, os orientais, e os negros fizeram uso constante disso. (Ozenfant e Jeanneret,2005)
Assinale a alternativa que apresenta somente artistas representantes do movimento cubista.