Filtrar


Questões por página:
Os sons são emissões pulsantes, interpretadas segundo os pulsos corporais, somáticos e psíquicos. Assim como o corpo admite ritmos somáticos, a exemplo do sanguíneo, e ritmos psíquicos, a exemplo das ondas cerebrais, as frequências sonoras se apresentam em duas grandes dimensões, identificadas como

Um dos mais intrigantes fenômenos acústicos é a capacidade, por parte de uma ínfima minoria de pessoas e de músicos, de emitir alturas determinadas sem qualquer referência acústica prévia.

MENEZES, F. A acústica musical em palavras e sons. Cotia/SP: Ateliê Ed.,2003, p.124.


O trecho descreve o fenômeno auditivo denominado de ouvido

O elemento base da música é o som. Cada som possui propriedades que o caracterizam chamadas de “parâmetros”. Leia, a seguir a descrição de dois desses parâmetros sonoros.
I. É a propriedade que nos permite distinguir sons fortes e sons fracos; é o grau de volume sonoro que depende da força empregada para produzir as vibrações.
II. É a propriedade do som que nos permite distinguir sons graves, médios e agudos, sendo definida pela velocidade da vibração dos objetos.
As descrições I e II correspondem, respectivamente, a
“Beethoven continuou compondo, mesmo após a perda da audição, pois operava com seu pensamento musical, transcendendo a realidade física do som.”
Adaptado de MARTINS, Maria Celeste. Teoria e prática do ensino de arte: a língua do mundo. São Paulo: FTD,2010.
As opções abaixo contêm componentes específicos do pensamento musical, à exceção de uma. Assinale-a.
Émile Jaques-Dalcroze é tido como precursor dos métodos ativos de educação musical, nos quais é enfatizada a participação dos educandos na própria aprendizagem.
Assinale a afirmativa que descreve corretamente a concepção dalcroziana de ensino de música.