Filtrar


Questões por página:
Considere as afirmativas abaixo.
I. As práticas corporais podem ser compreendidas como meios de comunicação com o mundo. II. A prática corporal é uma produção textual da gestualidade, ou seja, da linguagem corporal. III. Enquanto textos produzidos pela gestualidade, as práticas corporais constituem-se em elementos da identidade cultural.
É correto o que consta de
Quanto à análise e reflexão linguística, observa-se que há elementos cinésicos, paralinguísticos, sociolinguísticos, entre outros a serem considerados nas produções orais e escritas. A análise e a reflexão perpassam, portanto, pela escrita e oralidade. As habilidades linguísticas e semióticas estão inseridas na prática da leitura, da escuta e na produção de textos. É preciso considerar todos os campos que envolvem a linguística que são os morfológicos, os sintáticos e semânticos. Considerando essas análises e reflexões, a alternativa correta é:
Considerando o papel da sincronia e da diacronia na teoria de Ferdinand de Saussure, analise o trecho a seguir:

A Linguística _____________ se ocupará das relações lógicas e psicológicas que unem os termos coexistentes e que formam sistema, tais como são percebidos pela consciência coletiva. A Linguística _____________ estudará, ao contrário, as relações que unem termos sucessivos não percebidos por uma mesma consciência coletiva e que se substituem uns aos outros sem formar sistema entre si. Deixando de se preocupar com o processo pelo qual as línguas se modificam, para tentar saber o modo como elas funcionam, Saussure deu, coerentemente, primazia ao ponto de vista _____________ (CARVALHO, Castelar de. Para compreender Saussure.10. ed. Petrópolis: Vozes, 2000 – texto adaptado especialmente para esta prova).

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Considerando a teoria do signo linguístico saussuriana, analise as assertivas a seguir:

I. Para Saussure, o signo linguístico é arbitrário, o que não deve dar a ideia de que o significado dependa da livre escolha do que fala, porque não está ao alcance do indivíduo trocar coisa alguma em um signo.
II. Toda unidade linguística é “discreta”, ou seja, tem valor único, com isso, cada unidade discreta tem de ser emitida sucessivamente. Elas não são concomitantes, não são coexistentes, não são sucessivas. Esse princípio refere-se à linearidade do significante.
III. Pode-se intercambiar os termos “signo” e “símbolo”, pois, para Saussure, ambos são arbitrários e lineares.

Quais estão corretas?
Marcos Bagno é, no Brasil, uma das referências no assunto do preconceito linguístico e, em especial, na área da Sociolinguística. Pode-se dizer que as ideias desse linguista embasam uma pedagogia da variação linguística por abarcar