Filtrar


Questões por página:
As permissões de acesso a determinado arquivo de um sistema de arquivos do Linux devem ser ajustadas de maneira que todos (owner, group e others) possam ler seu conteúdo. Entretanto, apenas o seu dono (owner) e o grupo ao qual o arquivo pertence (group) podem executá-lo. Além disso, apenas seu dono (owner) pode alterar o conteúdo desse arquivo. Para realizar esse ajuste das permissões, usando o formato numérico do comando "chmod", deve-se utilizar a seguinte codificação:
O usuário de um sistema Linux deseja criar um diretório e, nesta ordem, mudar (entrar) para esse diretório e listar seu nome. Os comandos que esse usuário deve utilizar, respectivamente, são
O sistema operacional Linux fornece uma opção de transferência de arquivos por meio do protocolo SSH. Considerando a porta padrão do SSH, para transferir o arquivo “todo.txt” que está no computador com IP 10.1.172.45 para o computador com o IP 10.2.45.200, deve-se executar a linha de comando:
O Linux CentOS é uma distribuição muito robusta, confiável e gratuita. Surgida a partir do Red Hat Enterprise Linux, mantida pela comunidade de software livre, tem seu uso voltado principalmente para o mundo corporativo. Nesse contexto, analise os comandos a seguir:

mkdir /opt/app useradd -s /bin/nologin -g usrtjrn -d /opt/app usrtjrn


O resultado da execução desses comandos em uma shell como root no CentOS é:
Em um ambiente Linux, utilizando-se dos conceitos de permissões do comando umask, são respectivamente, por padrão, a permissão máxima para a criação de um diretório e a permissão máxima para a criação de um novo arquivo: