Filtrar


Questões por página:

Analise as seguintes afirmações relacionadas aos conceitos básicos de clusters, gerência de recursos e sistema operacional Linux com Kernel 2.4:

I. No Linux, os processos denominados "zumbis" são aqueles cujas execuções foram interrompidas, podendo voltar a atividade através de um comando. Esses processos podem estar "travados", inativos ou, em alguns casos, executando em segundo plano.

II. Um cluster de máquinas Linux é composto por um conjunto de PCs heterogêneos que atuam compartilhando entre si seus recursos computacionais. Por exemplo, se um usuário executar uma aplicação que exige um uso extraordinário de CPU, todas as máquinas envolvidas no cluster irão iniciar a aplicação e aquela que terminar primeiro irá avisar às outras máquinas do cluster que podem abandonar a execução da tarefa em questão. Todos os procedimentos para o uso do cluster são transparentes à aplicação e ao usuário final.

III. O Linux com Kernel 2.4 suporta quase todos os sistemas de arquivos existentes. Uma exceção é o sistema NTFS do Windows 2000, que é suportado apenas em modo de "somente leitura".

IV. Ao utilizar uma máquina que tenha dual-boot entre o Linux com Kernel 2.4 e o Windows XP, uma forma de se manter uma partição que possa ser utilizada para escrita e leitura pelos dois sistemas operacionais é por meio da criação de uma partição FAT 32 que sirva como uma "área de transferência" para troca de arquivos, já que o Windows não é capaz de escrever nas partições Linux.

Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.

No que se refere ao Linux, considere:

I. Partições que tenham sido apagadas acidentalmente podem ser recuperadas por meio de sua recriação, desde que se saiba o tamanho exato de cada uma delas.

II. Os comandos podem ser enviados de duas maneiras para o interpretador (Shell): interativa e não-interativa. Na interativa, os comandos são digitados no aviso de comando e passados ao Shell, criando, dessa maneira, a dependência do computador ao usuário para executar uma tarefa ou um comando.

III. Ao contrário dos programas do Windows, os programas executáveis do Linux não são executados a partir de extensões .exe, .com ou .bat. O Linux usa a permissão de execução de arquivo para identificar se um arquivo pode ou não ser executado.

IV. No Linux, não podem existir dois arquivos com o mesmo nome em um diretório, ou um sub-diretório com um mesmo nome de um arquivo em um mesmo diretório. Tanto o diretório quanto o arquivo são case sensitive, ou seja, o arquivo /tcesp é diferente do arquivo /Tcesp.

É correto o que consta em

No Linux, a configuração da interface de rede Ethernet, com o endereço IP 192.168.1.1 e máscara de rede 255.255.255.0, pode ser feita utilizando o comando:
Como resultado da execução do comando ls –la, o Linux exibiu:

-rwxrwxrwx jose users arqtest

As permissões de acesso ao grupo do arquivo estão definidas nas posições
No Linux, bash_profile é um arquivo