Filtrar


Questões por página:
Numa diligência policial, o perito foi junto para analisar os dados de um computador utilizado por traficantes. O perito verificou que o tipo de sistema de arquivos é EXT3. Dessa forma o perito deve utilizar ferramentas para quebrar senhas do sistema operacional conhecido por:
mostrar texto associado
Em um computador que está executando o sistema operacional Linux, para ejetar um CD-ROM é preciso executar, estando no diretório raiz do CD, o comando para desmontar o dispositivo do sistema de arquivos, antes de remover a mídia.
mostrar texto associado
Para instalar, no mesmo computador, os sistemas operacionais Windows e Linux, é mais eficiente instalar primeiro o Windows e depois o Linux, uma vez que o Windows pode sobrescrever a MBR (master boot record) ao ser instalado e, se isso ocorrer, perde-se o gerenciador de boot oferecido na instalação do Linux.
Sobre sistemas operacionais, considere:

I. No kernel 2.6 do Linux, o escalonador possui 64 níveis de prioridade. Sendo 0 a menor prioridade, as prioridades de 0 a 32 são para processos de tempo real e, de 33 a 63, para os demais processos de usuário.

II. No Linux, as operações READ são síncronas e bloqueantes, pois existe a suposição de que o processo que executou a operação necessita dos dados para continuar, o que confere às operações de leitura maior prioridade em relação as operações de escrita.

III. Na família Windows NT, o escalonador utiliza múltiplas filas e os processos interativos (I/O bound) possuem prioridade sobre os CPU bound. O escalonamento é baseado em prioridades, no qual cada thread possui uma prioridade, que varia de 0 a 31, onde 0 é a menor prioridade.

IV. No Windows, independentemente de haver um ou vários processadores, existirá apenas uma fila de processos aptos; entretanto, a existência de múltiplos processadores permitirá o paralelismo físico na execução das threads.

É correto o que consta em

Analise as seguintes afirmações relacionadas aos conceitos básicos de clusters, gerência de recursos e sistema operacional Linux com Kernel 2.4:

I. No Linux, os processos denominados "zumbis" são aqueles cujas execuções foram interrompidas, podendo voltar a atividade através de um comando. Esses processos podem estar "travados", inativos ou, em alguns casos, executando em segundo plano.

II. Um cluster de máquinas Linux é composto por um conjunto de PCs heterogêneos que atuam compartilhando entre si seus recursos computacionais. Por exemplo, se um usuário executar uma aplicação que exige um uso extraordinário de CPU, todas as máquinas envolvidas no cluster irão iniciar a aplicação e aquela que terminar primeiro irá avisar às outras máquinas do cluster que podem abandonar a execução da tarefa em questão. Todos os procedimentos para o uso do cluster são transparentes à aplicação e ao usuário final.

III. O Linux com Kernel 2.4 suporta quase todos os sistemas de arquivos existentes. Uma exceção é o sistema NTFS do Windows 2000, que é suportado apenas em modo de "somente leitura".

IV. Ao utilizar uma máquina que tenha dual-boot entre o Linux com Kernel 2.4 e o Windows XP, uma forma de se manter uma partição que possa ser utilizada para escrita e leitura pelos dois sistemas operacionais é por meio da criação de uma partição FAT 32 que sirva como uma "área de transferência" para troca de arquivos, já que o Windows não é capaz de escrever nas partições Linux.

Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.