Filtrar


Questões por página:
“ (...) de um sistema científico eu não exigirei que seja capaz de ser escolhido, em sentido positivo, de uma vez por todas; mas exigirei que sua forma lógica seja tal que possa ser colocado em evidência, por meio de controles empíricos, em sentido negativo: um sistema empírico deve poder ser refutado pela experiência”.
A partir da citação acima e em consonância com as discussões sobre a filosofia da ciência que perpassaram principalmente o séc XX, assinale a alternativa CORRETA que apresenta o nome do filósofo que defendeu a tese supracitada:
Sobre que argumento David Hume, filósofo escocês do século XVIII, em seu Tratado sobre natureza humana identidade pessoal?
O professor de filosofia deve discutir com os estudantes a questão das falácias, já que elas estão presentes na sociedade. Identifique o tipo de falácia relacionando o número dos argumentos com as frases que estão abaixo. I) Argumentum ad baculum II) Argumentum ad hominem III) Argumentum ad verecundiam IV) Argumentum ad misericordiam V) Petitio Principii ( ) A atriz afirmou na propaganda que a doutrinação ideológica está presente nas escolas. Logo, devemos defender o projeto que proíbe discutir política em sala de aula. ( ) Claro que o professor defende a discussão do feminismo, da homofobia e de todas as questões de gênero, ele é homossexual. ( ) Os deputados religiosos são todos a favor do Projeto Escola sem Partido, pois quem participa de uma igreja não apoia uma escola que doutrine os estudantes. ( ) Professor, o senhor deve rever a minha nota, pois preciso passar nesta prova. Caso contrário, eu posso perder o emprego. ( ) O senhor trabalha numa repartição Federal, se quiser assegurar o seu emprego deve trabalhar pela reeleição do presidente. A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
O manifesto do Círculo de Viena, pequeno volume com o título A concepção científica do mundo, surge em 1929 com a assinatura de Neurath, Hahn e Carnap.
Que linha programática NÃO faz parte do manifesto do Círculo de Viena?
O Quadrado de oposições, também conhecido como Quadrado lógico, ou Quadrado dos opostos, ou Quadrado de Psello e, ainda, Tábua das oposições, é um diagrama representativo das quatro proposições quantitativas (universais e particulares) e qualitativas (afirmativas e negativas) do sistema lógico aristotélico. Elas foram organizadas pelos escolásticos por meio de quatro letras A, E, I, O.
Sobre as relações lógicas das proposições é INCORRETO afirmar que as