Filtrar


Questões por página:

Considere as afirmações abaixo, que versam sobre os diversos tipos de manutenção.


I. A troca de lubrificante realizada conforme recomendação do fabricante do equipamento é uma ação de manutenção preventiva.

II. A substituição de um componente por consequência da parada inesperada de um equipamento é uma ação de manutenção corretiva.

III. O desmonte para análise, em data previamente determinada pelo fabricante do equipamento, mesmo sem identificação de falha, é uma ação de manutenção corretiva.

IV. A monitoração do nível de vibração em um mancal de um equipamento rotativo é uma ação de manutenção preditiva.


Está correto o que se afirma apenas em

Analise as assertivas abaixo que tratam de propriedades de um óleo lubrificante, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) Viscosidade é a resistência ao escoamento oferecida pelo óleo.

( ) Densidade relativa é a relação entre a densidade do óleo a 20°C e a densidade da água a 4°C.

( ) Ponto de fulgor refere-se à temperatura mínima em que se sustenta a queima do óleo.

( ) Ponto de combustão refere-se à temperatura mínima à qual pode inflamar-se o vapor de óleo, no mínimo, durante 5 segundos.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Um experimento será realizado em um túnel de vento. Sabe-se que o protótipo tem 0,25 m de diâmetro e será testado em água do mar, sendo rebocado a 3 m/s a 10 °C. O modelo a ser testado tem diâmetro de 0,10 m. Considerando-se que, nas condições de teste, a viscosidade da água do mar é 1,5*10−6 m2/s, enquanto a viscosidade do ar é 1,5*10−5 m2/s, então, a velocidade de teste requerida no ar, em m/s, é igual a
Em relação aos combustíveis e lubrificantes, assinale a alternativa INCORRETA.
Uma chapa de um material com densidade de 10 g/cm³, espessa e de área de 1 m², ficou exposta em um ambiente corrosivo por 10 anos. Durante esse tempo, ela teve uma perda de massa de 1 kg.

A taxa de corrosão, em mm/ano, desse fenômeno é de