Filtrar


Questões por página:
O uso diagnóstico é aquele que subsidia as constantes tomadas de decisão por parte do professor. “Diagnóstico” é termo originário da língua grega pela soma dos termos “diá” + “gnosis”, que significa “conhecimento através de dados” – conhecimento que possibilita tomar decisões tendo em vista a obtenção dos resultados desejados com a ação que dirige. Deve-se lembrar que o resultado desejado é o resultado planejado. No entanto, em nosso cotidiano escolar, predominantemente, os resultados do ato avaliativo têm sido utilizados de modo classificatório, visando a aprovação ou a reprovação dos estudantes. Nessa configuração, o ato avaliativo perde a força de seu papel de parceiro na busca dos resultados satisfatórios da ação.
(Adaptado de: LUCKESI, C. C. Mapeando o ato de avaliar em educação. In: Marin, A. J. et al. (org.). Didática: saberes estruturantes e formação de professores. Salvador: EdUFBA,2019, p.110-111)
A partir do trecho apresentado, é correto afirmar que a avaliação
• Leia as afirmativas a seguir:
I. Melhorar a qualidade da educação no Brasil é uma das diretrizes do PNE. II. Para Luckesi, o sentido da avaliação da aprendizagem é impedir a busca por melhores resultados no processo de aprendizagem dos educandos. Marque a alternativa CORRETA:

A respeito de aspectos relativos à avaliação na educação infantil, julgue o item subsequente.


De acordo com Luckesi, o desenvolvimento social aos 6-7 anos de idade tem como característica principal o egocentrismo.

De acordo com Luckesi (2011), a avaliação visa acolher e respeitar os saberes e culturas dos estudantes, divergindo profundamente da prática classificatória vigente em muitas instituições. Considerando essa divergência, como a abordagem de Luckesi pode transformar as relações pedagógicas e o papel do professor no processo de avaliação?
De acordo com Luckesi (2013), a prática educacional brasileira de aferição dos resultados da aprendizagem escolar opera, na quase totalidade das vezes, com a verificação, e não com a avaliação da aprendizagem.

Sendo assim, nos termos do autor citado, é CORRETO afirmar que a prática escolar da verificação trata de uma prática: