Filtrar


Questões por página:
De acordo com Luckesi (2013), a prática educacional brasileira de aferição dos resultados da aprendizagem escolar opera, na quase totalidade das vezes, com a verificação, e não com a avaliação da aprendizagem.

Sendo assim, nos termos do autor citado, é CORRETO afirmar que a prática escolar da verificação trata de uma prática:
Segundo Cipriano Luckesi (2011), o ponto de partida para a criação de um instrumento de coleta de dados da avaliação da aprendizagem é que esse seja produzido seguindo as regras da:
Ao elaborar um roteiro geral de um Plano de Aula, Luckesi (2023) considera em seu planejamento os seguintes itens:
1. Ementa da disciplina. 2. Conteúdo da aula. 3. Justificativa da aula. 4. Modalidade de avaliação.
O resultado da somatória dos números correspondentes aos itens corretos é:
Como propõe o professor Luckesi (2005), a avaliação da aprendizagem deve ser um ato de cuidado do estudante, buscando os melhores resultados no que diz respeito ao seu desempenho como ser humano e como aprendiz. Para tanto, a avaliação deve cumprir, conjuntamente, as funções de:
Para Luckesi (2006), a avaliação constitui um juízo de qualidade sobre dados relevantes, tendo em vista uma tomada de decisão. Nesse sentido, afirma o autor que a primeira coisa a ser feita, para que a avaliação sirva à democratização do ensino, é modificar a sua utilização. Assim, a avaliação deverá ser