Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
A estabilidade de sistemas dinâmicos discretos é determinada pela posição dos polos da função de transferência desse sistema no plano complexo Z. Se todos os polos da função de transferência estiverem no interior do círculo unitário, o sistema é estável. No entanto, se houver algum polo da função de transferência fora do círculo unitário, o sistema é instável.
mostrar texto associado

Considere o diagrama de realimentação mostrado na Figura 2, onde o ganho K varia positivamente até os polos alcançarem as posições mostradas na Figura 1. Os valores de a e K são, respectivamente,

mostrar texto associado
Com base no gráfico da Figura 1, esse sistema apresenta razão de amortecimento igual a



O circuito linear ilustrado na figura I acima pode ser interpretado como um quadripolo com uma porta de entrada e uma porta de saída. Quando a porta de entrada é excitada com uma tensão vi (t) impulsiva, observa-se, na porta de saída, a tensão v0(t), para t > 0, representada pelo sinal esboçado na figura II. Considerando que o circuito é de segunda ordem, é correto afirmar que, no plano complexo, o sistema tem

Considere que o modelo de um sistema contínuo seja representado pela função de transferência
H(s) =        K                 
           (s+4)(s+2)

Utiliza-se a transformada bilinear, que permite o mapeamento do plano complexo s no plano complexo z, mediante a transformação s = (2t) z-1z+1 em que T é o período de amostragem, com valor convenientemente utilizado.

Com base nessas informações, julgue o item abaixo.

Os polos da função de transferência no plano z, correspondente ao sistema discreto obtido por meio da transformação do sistema contínuo, ficarão internos a um círculo unitário, porque o sistema contínuo é estável.