Filtrar


Questões por página:
Valores falso positivos estão inversamente relacionados à especificidade de um teste diagnóstico. Qual anticorpo apresenta a maior especificidade para o diagnóstico de Lúpus Eritematoso Sistêmico?
Um dos exames imprescindíveis para o diagnóstico do Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) é o FAN. Sobre esse exame, assinale a alternativa correta.
O Lúpus Eritematoso Sistêmico é uma doença autoimune, inflamatória e crônica. Um dos fatores que aumentam a morbidade e a mortalidade dos pacientes lúpicos é o acometimento renal da doença. Estima-se que 60% dos pacientes evoluem com Nefrite Lúpica (NL). Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta.
Paciente feminina,28 anos, gestante (20 semanas gestacionais), com diagnóstico de Lúpus Eritematoso Sistêmico há 6 meses, está em uso de hidroxicloroquina 400 mg ao dia. A paciente refere que perdeu o acompanhamento com reumatologista e que esta é sua primeira gestação. Nega perdas fetais anteriores e eventos vasculares. Traz os seguintes exames: FAN nuclear homogêneo 1:320, anti-Ro em altos títulos, anti-DNA não reagente. Refere não ter realizado exames laboratoriais recentemente. Qual é a conduta adequada nessa situação?
mostrar texto associado

Com referência a esse caso clínico, julgue o item que segue.


Entre os anticorpos pesquisados e com resultado positivo nessa paciente, o anticorpo anti-Smith é o que tem maior especificidade para o diagnóstico de lúpus eritematoso sistêmico.