Questões de Concurso
Filtrar
612 Questões de concurso encontradas
Página 101 de 123
Questões por página:
Considere uma economia descrita pelas funções a seguir. Consumo: C = C0 + α (y – T), sendo C0 > 0 e (0 < α < 1)
Tributos diretos: T = T0 + ty, onde T0 > 0 e (0 < t < 1)
Investimento: I = I0 + β y – γ r, onde I0 > 0, (0 < β < 1) e γ > 0
Demanda por moeda: Md / P = λ y - θ r, onde λ > 0 e θ > 0
Exportações líquidas: NX = my
Gastos do governo: G = G0
A oferta monetária é exógena e fixada em Ms; P é o índice geral de preços; r é a taxa de juros; y é a renda da economia; C0, T0 e I0 são constantes, sendo que todas as letras gregas são parâmetros dessa economia e t é a alíquota do imposto de renda.
Nesse contexto, analise as proposições abaixo.
onde A são os gastos autônomos e k é o multiplicador keynesiano que incorpora o efeito da renda sobre o investimento.
Gastos do governo: G = G0
I - O produto potencial corresponde ao potencial de produto de uma economia, dadas suas instituições sociais, a disponibilidade de recursos produtivos e a tecnologia; por isso, produto potencial corresponde ao conceito de curva de possibilidades de produção.
II - Além dos mercados de bens e serviços, de recursos produtivos, de ativos financeiros e de moeda estrangeira (câmbio) usados na caracterização do modelo de demanda e oferta agregadas, os economistas utilizam o conceito de produto potencial para caracterizar a oferta agregada de longo prazo.
III - A Curva de Phillips, originariamente percebida como uma regularidade estatística, pode ser interpretada como a oferta agregada de curto prazo, enquanto que sua versão de longo prazo à la Friedman-Phelps pode ser interpretada como oferta agregada de longo prazo.
Está(ão) correta(s) a(s) proposição(ões)
Com as constantes inovações financeiras, tem-se tornado mais difícil a administração da política monetária por causa do surgimento de ativos financeiros com elevada liquidez (quase moeda). Isso tem conduzido os responsáveis por política monetária, nos mais variados países, a concentrar a administração monetária, na taxa básica de juros. O regime de metas para a inflação tem essa característica. Assim, é por meio da taxa básica de juros que a estabilidade de preços é administrada pelo Banco Central. Sobre o regime de metas para a inflação, analise as afirmações a seguir.
I - O sucesso dessa forma de promover a estabilidade de preços depende da credibilidade do Banco Central junto aos agentes econômicos, sendo que metas muito ambiciosas e pouco prováveis de serem atingidas podem representar fracasso da política, com consequências danosas à estabilidade de preços.
II - Definida a meta para a inflação, para um período de tempo não muito longo ou excessivamente curto, o Banco Central só precisa acompanhar a taxa básica de juros, uma vez que ela regula a liquidez do sistema, o que torna a política monetária transparente, pois a taxa básica de juros é amplamente divulgada.
III - Um aspecto negativo do regime de metas para a inflação é que os agentes econômicos antecipam a direção da política e, portanto, não havendo o elemento surpresa, ela não atingirá seus objetivos.
Está correto APENAS o que se afirma em
I - A importância dos números índices reside na possibilidade que esse instrumento oferece de se agregarem quantidades heterogêneas, bem como de separar variações de preços das de quantidades implícitas nas variações de valor.
II - Todo número índice é arbitrário, uma vez que o sistema de ponderação usado em sua construção, ainda que adequado ao objetivo do índice, decorre da escolha de seu criador.
III - Números índices servem para transportar valores ao longo do tempo.
É correto o que se afirma em
Seja um modelo linear y = Xβ + ε , onde y é um vetor (n x 1); X é uma matriz (n x k) de posto k < n;β é um vetor coluna composto de k parâmetros desconhecidos e ε é um vetor (n x 1) de perturbações aleatórias. Considere as seguintes hipóteses sobre as perturbações aleatórias ε:
i. E(ε| X) = 0
ii. V(ε| X) = σ2I
onde E é o operador de expectância (esperança matemática), V(ε | X) = σ2I é a matriz de variância-covariância das perturbações aleatórias, condicionada a X. Utilizando-se o método de mínimos quadrados simples (OLS) estimam-se os parâmetros β por b = (X'X)-1X'y.
Nessas condições, analise as proposições a seguir.