Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Aumentos nos preços dos ativos mobiliários e imobiliários, para um dado nível de renda, expandem o consumo agregado da economia, porém, não alteram a sua propensão marginal a consumir.
mostrar texto associado
Na visão keynesiana, problemas de desemprego, inflação e declínio industrial não podem ser controlados recorrendo-se a variações da oferta monetária e à atuação livre das forças de mercado.
mostrar texto associado
O fato de que a adoção de políticas monetárias críveis para combater a inflação reduz os custos da desinflação em termos de desemprego vai de encontro ao preconizado pela abordagem das expectativas racionais.
mostrar texto associado
Reduções das alíquotas do imposto de renda sobre pessoa física, mediante seus efeitos multiplicadores, elevam o consumo privado, causam um deslocamento paralelo da curva de demanda agregada da economia, para cima e para a esquerda, contribuindo, assim, para expandir o nível de equilíbrio da renda.
mostrar texto associado
No modelo neoclássico, quando o produto marginal do trabalho excede o salário real, ocorre uma expansão do emprego e da produção.