Filtrar


Questões por página:
Considere a Curva de Phillips Aceleracionista, em que a previsão de inflação corrente é igual à taxa de inflação efetiva do período anterior, ou seja, πte = πt − 1. Assuma πt − 1 = 8,8%, a taxa desemprego natural uN = 4% e a taxa efetiva de desemprego no período corrente ut = 3,2%. Com essas informações, pode-se inferir, a respeito da taxa efetiva de inflação no período corrente, que:
Uma economia opera no regime de câmbio flexível e com um ativo financeiro único dado por títulos da dívida pública com vencimento anual. Considere i = taxa de juros doméstica no período t, i* = taxa de juros internacional em t, E = taxa de câmbio efetiva em t (número de unidades da moeda nacional por uma unidade da moeda estrangeira) e Ee = a taxa esperada de câmbio um ano à frente, em t + 1. Pela Condição de Paridade dos Juros, a taxa de juros doméstica deverá equivaler a qual expressão a seguir?
ALERT: Essa questão ainda está sendo revisada pela equipe FonteConcursos!
A mensuração dos agregados econômicos é fundamental para a avaliação do desempenho da economia e para a formulação das políticas fiscal e monetária. A diferença entre o Produto Interno Bruto (PIB) e o Produto Nacional Bruto (PNB) deve-se a qual item abaixo indicado?
Considere o equilíbrio monetário no modelo IS-LM, igualando a oferta real de moeda à demanda real por moeda. A respeito da curva LM, pode-se dizer que: I) Aumentos nos impostos deslocam a LM. II) A inflação aumenta a oferta monetária real. III) O efeito da renda agregada Y sobre o investimento I neutraliza a LM. IV) Alterações na oferta monetária deslocam a curva LM. V) Produto e taxa de juros são positivamente relacionados ao longo da LM.