Filtrar


Questões por página:

As identidades básicas da contabilidade nacional, uma vez definidas as principais variáveis macroeconômicas, são indispensáveis ao conhecimento e à análise da situação econômica do país.

Marco Antonio Sandoval Vasconcellos. Economia: micro e macro.
São Paulo: Atlas. Parte III, cap.9.4.

Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, considere os seguintes dados, de um país hipotético, disponíveis em unidades monetárias (UM):

Com base nos dados acima, é correto concluir que, no país em questão,

NÃO diz respeito aos conceitos básicos de macroeconomia:
No Sistema Financeiro Nacional, existem operações que podem criar, destruir ou manter o volume dos meios de pagamento. Considere os seguintes exemplos.

I. Um exportador (empresa não financeira) vende dólares a um banco comercial brasileiro e recebe em troca um depósito a vista.

II. Um banco de investimento compra títulos públicos pertencentes a um banco de desenvolvimento, com pagamento em papel-moeda.

III. Um banco comercial vende um imóvel a uma caixa econômica e recebe o pagamento em papel-moeda.

Quais constituem operações de criação de meios de pagamento no SFN?
Com referência ao multiplicador bancário, pode-se afirmar que,

I. quanto maior for o depósito compulsório (reservas compulsórias), menor será o multiplicador bancário, mantidas constantes as demais circunstâncias.

II. quanto menor for o encaixe técnico (reservas voluntárias) dos bancos, menor será o multiplicador bancário, mantidas constantes as demais circunstâncias.

III. quanto maior for a taxa SELIC, maior tende a ser o multiplicador bancário, mantidas constantes as demais circunstâncias.

Quais afirmações estão corretas?
mostrar texto associado
Em uma economia com livre mobilidade de capitais e câmbio flutuante, uma política monetária expansionista levará à desvalorização cambial dessa economia, porém com redução da renda nacional.