Filtrar


Questões por página:
O entendimento da condição sistêmica do paciente, obtido através da monitorização de seus sinais vitais, assegura a segurança durante a realização de procedimentos cirúrgicos odontológicos. Em pacientes hipertensos estágio 2, a conduta correta a ser adotada é a seguinte:
O atendimento de pacientes com doenças sistêmicas crônicas demanda uma criteriosa avaliação pré-operatória para minimizar a morbidade e os riscos relativos aos procedimentos cirúrgicos.

De acordo com a Classificação da American Society of Anesthesiology (ASA), um paciente ASA II apresenta-se:
A maioria dos carcinomas bucais parece ser originada da mucosa normal, mas alguns são precedidos por lesões potencialmente malignas, que podem ser clinicamente diagnosticadas.

Entre elas incluem-se:

Paciente compareceu ao consultório odontológico apresentando dor espontânea, latejante e localizada na região do dente 44. Ao exame intrabucal, observa-se que a gengiva vestibular do referido dente se apresenta eritematosa, edemaciada e brilhante. Durante a palpação da região, notase drenagem de secreção purulenta via sulco gengival. Durante o exame de sondagem, pode-se observar a presença de bolsa periodontal mesiovestibular de 6mm. Qual é o diagnóstico clínico e a conduta para a condição apresentada pelo paciente?

A febre escarlate é uma infecção sistêmica causada por estreptococos β-hemolíticos do grupo A. Sobre esse tema, avalie as afirmativas abaixo:
I. O período de incubação varia de 1 a 3 dias e os achados clínicos significantes incluem febre, enantema e exantema. II. É mais comum em crianças entre 1 e 3 anos. III. O enantema da mucosa oral envolve as amígdalas, faringe, palato mole e língua.
É correto o que se afirma