Filtrar


Questões por página:

Uma bomba recebe energia mecânica através de um eixo e consume parcela desta energia. A potência P do conjunto motor e bomba (potência motriz) fornecida pelo motor para que a bomba eleve uma vazão Q a uma altura manométrica H de um fluido de trabalho com peso específico γ e com rendimento total η, em unidade no Sistema Internacional (SI), pode ser descrito como

Uma classificação de bombas pode ser feita pela forma com que é fornecida a energia do fluido que é transportado.

Assinale a alternativa que NÃO representa um tipo de bomba.
Referente à associação de bombas em série, em uma instalação hidráulica, assinale a alternativa correta.

Relacione as bombas centrífugas da coluna à esquerda com suas respectivas características, apresentadas na coluna à direita.

(esquerda)
I – Radial
II – Helicoidal
III – Diagonal
IV – Axial

(direita)
P – Toda a energia recebida pelo fluido é obtida por meio de forças centrífugas aplicadas no líquido devido à rotação. Utilizada quando se necessita de cargas manométricas mais significativas do que as vazões. Também denominada centrífuga pura.
Q – Parte da energia fornecida ao fluido é devida à força centrífuga, e parte é devida à força de arrasto. Utilizada para cargas manométricas e vazões com valores médios.
R – Parte da energia fornecida ao fluido é devida à força centrífuga, e parte é devida à força de arrasto. Utilizada para vazões mais significativas do que às cargas atendidas.
S – A energia transmitida ao fluido é devida puramente às forças de arrasto. Utilizada para vazões mais significativas do que para as cargas atendidas.
T – Toda a energia recebida pelo fluido é obtida por meio de forças centrífugas aplicadas no líquido devido à rotação. Utilizada quando se necessita de baixas cargas manométricas e baixas vazões.


A associação correta é

Um prédio tem 10 pavimentos (35 m de altura) e dois subsolos para garagens (abaixo do nível da rua, cada um com 3 m de desnível). Abaixo do 2º subsolo encontra-se um tanque de acúmulo de água com profundidade de 5 m. Utiliza-se uma bomba centrífuga de um único estágio, instalada ao nível da rua para succionar água do fundo deste tanque e elevá-la para o reservatório superior (acima do 10º pavimento). Existe uma válvula de pé no fundo do tanque que mantém a tubulação de sucção sempre preenchida com água. O prédio acabou de ser entregue e observa-se que o reservatório superior não recebe água, embora a bomba já tenha sido escorvada e em testes isolados opere sem problemas. A análise preliminar evidencia que a potência da bomba é adequada para elevar água ao reservatório superior com a tubulação empregada. O motivo, dentre outros, para a falha é