Filtrar


Questões por página:
A partir do momento em que começa a circular corrente nos enrolamentos da armadura de uma máquina CC, uma série de efeitos passam a ocorrer, que reduzem o rendimento da máquina. E para eliminar ou reduzir esses efeitos, faz-se necessário lançar mão de algumas soluções na construção das máquinas CC.
Um dessas soluções é o enrolamento de interpolos, que tem for finalidade,
Um motor síncrono hipotético está conectado a um barramento infinito. Inicialmente, o motor tem sua corrente de campo ajustada de modo que seu fator de potência seja indutivo.
Suponha agora que, a corrente de campo seja gradualmente aumentada até seu valor nominal e que a potência de saída do motor seja constante ao longo de todo o processo.
Diante do exposto, à medida que a corrente de campo aumenta,

Imagem associada para resolução da questão

A figura acima mostra o corte de uma máquina hipotética. Essa máquina possui uma espira de comprimento L e diâmetro D, que é percorrida por uma corrente I, com o sentido indicado na figura. As faces polares dessa máquina são construídas de tal forma que, o condutor é submetido à mesma densidade de campo magnético B, ao longo de todo a face polar.
Diante do exposto, o torque induzido na máquina no momento indicado na figura é:

Determinado motor CC com excitação independente entre enrolamentos de armadura e de campo é utilizado para acionar uma carga com torque constante. Ao se aplicar 400 V no enrolamento de armadura, obteve-se uma velocidade de 25 rad/s em regime permanente, e, ao se aplicar 330 V no enrolamento de armadura, obteve-se uma velocidade de 20 rad/s em regime permanente.

Acerca do exposto, assinale a alternativa que apresenta o cálculo da queda de tensão da resistência do enrolamento de armadura ao se aplicar 400 V.

Em relação a máquinas síncronas, é correto afirmar que