Questões de Concurso
Filtrar
290 Questões de concurso encontradas
Página 19 de 58
Questões por página:
Um engenheiro que trabalha com CFTV precisa ligar uma câmera de vídeo, que apresenta impedância de 50 ohms, com um par trançado de 100 ohms, visando a economizar, pois um cabo coaxial de 50 ohms é bem mais caro que par trançado de 100 ohms. Para fazer esta ligação com a melhor transferência de energia, ele utiliza um transformador, com N1 espiras no lado da câmera e N2 espiras no lado do par trançado.
A relação de espiras (N1/N2), para garantir a melhor transferência de energia, deve ser
Sobre os motores elétricos, avalie as afirmações a seguir.
I. Um motor de indução trifásico tem a velocidade de rotação do eixo motor menor que a velocidade síncrona (aquela com que gira o campo magnético).
II. Um motor síncrono trifásico tem a velocidade de rotação do eixo motor variando, conforme o torque mecânico no eixo, quando em funcionamento normal.
III. Um motor de indução (bobinado) trifásico pode ter o seu torque de partida alterado pela inserção de resistências externas em série com o enrolamento do rotor.
IV. Um motor de indução monofásico não necessita de um segundo enrolamento cruzado, pois como o fluxo magnético varia com o tempo isto garante o seu funcionamento.
Está(ão) CORRETA(S) apenas a(s) assertiva(s)
Considere um gerador com conexão estrela aterrado, que deve ser conectado ao Sistema Elétrico de Potência, por meio de um transformador elevador ligado com conexão delta-estrela aterrado, como mostrado na Figura. Suponha que durante a conexão, ocorre um curto-circuito trifásico na barra 2. O Sistema Elétrico de Potência apresenta uma potência de curto-circuito da ordem de 500 MVA.
A tensão na barra 2, instantes antes da ocorrência da falta é igual a 1 pu. Os dados do gerador e transformador, referidos à base de 100 MVA e tensões nominais, são : Gerador com reatância subtransitória igual a 0,5 pu; Transformador com reatância igual a 0,30 pu, e relação de transformação 20 kV /765 kV.
Desta forma, assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, os valores em pu da corrente de curto-circuito trifásico na barra 2 e a contribuição de corrente advinda do sistema elétrico.