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Concurso:
TRE-CE
Disciplina:
Engenharia Elétrica
A figura abaixo representa um transformador ideal onde a tensão de entrada no primário Ve é igual a 110 VRMS. Sabe-se, também, que a bobina do primário é constituída por 1250 espiras e a bobina do secundário 250 espiras.
A tensão de pico esperada em VS é, aproximadamente,
Concurso:
TRE-CE
Disciplina:
Engenharia Elétrica
Considere os elementos abaixo e uma rede elétrica industrial indutiva.
I. Motor assíncrono.
II. Transformador.
III. Reator.
IV. Motor síncrono super excitado.
V. Capacitor.
Os elementos capazes de compensar o fator de potência verificado nessa indústria são APENAS
I. Motor assíncrono.
II. Transformador.
III. Reator.
IV. Motor síncrono super excitado.
V. Capacitor.
Os elementos capazes de compensar o fator de potência verificado nessa indústria são APENAS
Concurso:
TSE
Disciplina:
Engenharia Elétrica
Um transformador abaixador possui as características listadas a seguir:
• Relação de espiras de 50.000:500.
• O primário desse transformador está ligado a uma linha de transmissão de 20kV.
• O secundário está ligado a uma carga de 25Ω.
Nessas condições, a corrente do primário e a potência de saída são, respectivamente,
• Relação de espiras de 50.000:500.
• O primário desse transformador está ligado a uma linha de transmissão de 20kV.
• O secundário está ligado a uma carga de 25Ω.
Nessas condições, a corrente do primário e a potência de saída são, respectivamente,
Concurso:
TSE
Disciplina:
Engenharia Elétrica
O rendimento de uma máquina elétrica é de 75%. Se 1 HP = 3/4kW e a potência total recebida é de 3kW, a potência efetivamente utilizada, em HP, é igual a
Concurso:
Petrobras
Disciplina:
Engenharia Elétrica
Um motor síncrono trifásico, de polos salientes, está conectado a um barramento infinito. As reatâncias síncronas de eixo direto e de quadratura por fase valem, respectivamente, xd = 2Ω e xq = 1,8Ω. Sabe-se que a tensão induzida no motor e a tensão do barramento infinito, por fase, valem 1.500 V e 1.450 V, respectivamente. O valor máximo da potência de conjugado da relutância do motor, em W, é, aproximadamente,