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Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) O crescente uso de polímeros reforçados com fibras de carbono no setor aeronáutico deve-se, principalmente, ao constante desafio que essa indústria possui na obtenção de componentes que exibam os maiores valores de resistência mecânica e de rigidez específicas entre os materiais disponíveis. A substituição do alumínio por compósitos poliméricos estruturais, por exemplo, permite uma redução de peso de 20 a 30%, além de 25% na redução do custo final de obtenção das peças.
( ) A aeronave supersônica F22, que atinge velocidades de 1,5 Mach, utiliza, em sua estrutura,24% de material compósito polimérico,39% de titânio,16% de alumínio,6% de aço e 15% de outros materiais, sendo que 50% do peso em compósito é constituído da matriz de resina bismaleimida (BMI). A aeronave F22, apesar de suas velocidades de voo, não utiliza, em suas superfícies externas, material retardante de chama, devido às características de resistência térmica e química da BMI.
( ) No setor aeroespacial, tem-se, ainda, os compósitos carbono/carbono constituídos por uma matriz de carbono, proveniente de precursores à base de resinas ou piches. A aplicação do carbono tem sido incentivada pela sua alta deformação na ruptura, mas limitada devido à sua alta sensibilidade a imperfeições, anisotropia, variabilidade nas propriedades, dificuldades no processo de obtenção de componentes de grandes dimensões e formatos complexos.
O procedimento de aquecimento e de posterior resfriamento consiste em um processo de cementação com carburação e resfriamento, para que as barras se tornem mais resistentes ao desgaste e à fadiga.
O engenheiro ou projetista mecânico deve realizar seleção adequada do material para produzir um elemento de máquina ou um membro estrutural que irá utilizar, considerando, para tanto, as propriedades mecânicas dos materiais. A respeito desse tema, julgue o próximo item.
No ensaio padrão de tração, em que são gerados diagramas típicos de tensão versus deformação, os materiais dúcteis deformam menos que os frágeis.
Na avaliação das características e da disponibilidade dos materiais a serem utilizados em projetos, os engenheiros devem considerar as propriedades físico-mecânicas desses materiais. Acerca desse assunto, julgue os item que se segue.
As ligações iônicas — intermoleculares — são consideradas ligações secundárias.