Filtrar


Questões por página:
Atualmente, graças à evolução da pesquisa e da indústria de materiais, tem sido largamente empregada uma tecnologia na concepção da estrutura das edificações, cujos elementos têm por finalidade, além de suportar as cargas dos pisos, substituindo pilares e vigas, exercer as funções de vedação, divisão de ambientes e isolamento termo-acústico. Essa tecnologia é denominada:

O gestor de uma obra pública de arquitetura convocou toda a sua equipe de projetistas para uma reunião de alinhamento acerca dos materiais de acabamento da construção em andamento, uma vez que ele observou incongruências nas suas especificações e/ou nas técnicas de construção. Durante a reunião, foram levantados os seguintes questionamentos:


I. Nas especificações de alguns materiais estavam discriminados todos os dados técnicos dos acabamentos desejados, como, por exemplo, classificação, tipo, dimensão, quantidade, mas não foi indicada nenhuma marca (ou procedência de referência).


II. Não estavam discriminados materiais de menor volume/quantidade, assim como de menor custo. Mas isso não se configurava como um problema, uma vez que, em relação a estes, não residem as maiores dúvidas de interpretação e nem os pormenores de diferenciação.


III. Não foi descrito qual deveria ser o processo de alisamento do gesso em pasta (ou em argamassa) especificado para o revestimento das paredes internas – se com colher ou desempenadeira, ou se com a raspagem final quando o material já adquiriu dureza suficiente. De qualquer forma, o acabamento é sempre muito bom, podendo alcançar polimentos excepcionais.


Ao final da reunião, após muita discussão, concluiu-se que seria necessário revisar as especificações de materiais descritas nos seguintes questionamentos:

Leia a citação a seguir:

É quase um dogma a ideia de que quem concebe a estrutura é o profissional engenheiro, que estudou profundamente fórmulas complexas, capazes de resolver os mais difíceis sistemas estruturais. Isso é um grande engano.

Uma coisa é conceber a estrutura, outra é dimensioná-la para que seja capaz de suportar as condições de trabalho às quais estará submetida.

Conceber é compreender, entender e ser capaz de explicar. Conceber algo não significa necessariamente materializá-lo. (REBELLO, Yopanan C. P. A. Concepção Estrutural e a Arquitetura. São Paulo: Editora Zigurate,2000.p.26).

Com base na temática introduzida na citação anterior, analise as asserções a seguir.

I. A concepção de uma forma arquitetônica implica na concepção de sua estrutura, e, a seguir, na definição de seu material e dos processos de sua materialização. Ou seja, “quem cria a forma cria a estrutura”.

II. É a resistência do material que garante a um elemento estrutural a capacidade de suportar cargas. Nesse caso, a forma é menos determinante da sua resistência do que a própria resistência do material.

É CORRETO o que se afirma em:

Sobre os blocos e tijolos para alvenaria apresentados na NBR 15270, analise as assertivas abaixo:

I. Bloco de amarração é o bloco com características que permitem a amarração das paredes entre si, respeitando a modulação.
II. Rebarba é o friso na superfície das paredes externas ou dos septos.
III. O tijolo cerâmico maciço fabricado por extrusão normalmente é conhecido como tijolo laminado, aparente ou à vista.

Quais estão corretas?
Todo arquiteto e todo engenheiro precisam conhecer as definições de propriedades dos materiais para ter condição de escolhê-los de maneira adequada ao uso nas obras e também para entender seu comportamento na prática. De acordo com o livro “Materiais de construção: normas, especificações, aplicação e ensaios de laboratório”, as propriedades variam de material para material. Sendo assim, dá-se o nome de propriedades de um material às qualidades exteriores que o caracterizam e distinguem.

Nesse contexto, relacione as propriedades apresentadas na COLUNA I com as suas respectivas definições na COLUNA II:


COLUNA I

1- Massa específica real.2- Massa unitária.3- Porosidade.4- Resistência à corrosão.5- Dureza.6- Elasticidade.


COLUNA II:



( ) Propriedade que tem o material de retornar à sua forma inicial após a retirada do carregamento. ( ) Propriedade segundo a qual o material resiste à ação de ácidos, bases, gases ou sais. ( ) Relação do volume de vazios para o volume total. ( ) Massa da unidade de volume deste material, sem contar os vazios, isto é, da unidade de volume deste material compactado. ( ) Massa da unidade de volume do material, considerando os vazios, isto é, no estado natural. ( ) Propriedade segundo a qual o material resiste à penetração de um corpo estranho mais duro.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: