Filtrar


Questões por página:
O reconhecimento da importância da família no contexto da vida social, que a traduz como núcleo central e fundamental para o planejamento das políticas públicas sociais, diz respeito a:

Segundo Horst e Mioto (2021), “o familismo como um mecanismo de dominação ideológica se reproduz como estratégia para responsabilizar os indivíduos e suas famílias pelo caos instalado pela sociabilidade burguesa”. Acerca desse assunto, analise as assertivas abaixo:


I- O familismo mascara os determinantes e fundamentos do sistema do capital e suas crises.


II- O familismo desloca as questões, que somente coletivamente poderão ser resolvidas, para o âmbito “particular”.


III- O familismo centraliza as famílias como naturalmente responsáveis pelos seus membros e, no interior destas, constroem o apassivamento dos sujeitos e a produção de consensos.



Sobre o itens, assinale a alternativa CORRETA.

O Art.18-A do Estatuto da Criança e do Adolescente diz que: A criança e o adolescente têm o direito de ser educados e cuidados sem o uso de __________ ou de __________ ou __________, como formas de correção, disciplina, educação ou qualquer outro pretexto, pelos pais, pelos integrantes da família ampliada, pelos responsáveis, pelos agentes públicos executores de medidas socioeducativas ou por qualquer pessoa encarregada de cuidar deles, tratá-los, educá-los ou protegê-los.
As transformações dos modelos familiares dos últimos tempos nos levam a refletir sobre a formação sócio educacional de crianças e adolescentes. mas nada muda o entendimento de que ela continua sendo o alicerce e a primeira escola de todo ser humano. A atuação da família, seja consciente ou inconscientemente, vai influenciar no desenvolvimento de habilidades essenciais para o convívio social destes indivíduos enquanto cidadãos. Podemos afirmar que NÃO configura uma destas habilidades:
“Matricialidade sociofamiliar” condiz a um(a):