Filtrar


Questões por página:
O principal teórico da Sociologia compreensiva, Max Weber, estudou a temática da dominação, isto é, porque os indivíduos obedecem a uma determinada ordem. O estudo buscava encontrar as motivações de tal obediência a partir do conceito de ação social, considerando suas variações. Os tipos de dominação que abordam as questões relativas à estrutura do Estado, à estrutura patriarcal e ao reconhecimento de figuras como o herói guerreiro correspondem, respectivamente, a quais tipos de dominação definidas por Weber?
Sobre conteúdos relacionados aos autores clássicos da Sociologia, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Segundo Durkheim, as maneiras de pensar, agir e sentir exteriores ao indivíduo não poderiam se confundir com os fenômenos orgânicos, pois não consistem em representações e em ações.
II. O argumento de que, com exceção dos objetos matemáticos, todo objeto de ciência é “coisa” compõe o quadro teórico encontrado na Sociologia compreensiva.
III. As condutas humanas que Weber classifica como afetiva, tradicional e racional com relação a valores ou fins são tipos ideais de ação social.
Para Weber, denomina-se “constituição da comunidade” uma relação social quando e na medida em que a atitude na ação social – no caso particular, ou na média ou no tipo puro – se funda na solidariedade sentida (afetiva ou tradicional) dos participantes. Os casos em que uma relação social quando e na medida em que a atitude na ação social se baseia no ajustamento de interesses por motivos racionais (de carácter axiológico ou teleológico), ou também em uma união de interesses por motivos idênticos, são definidos pelo autor como:
Leia o trecho a seguir.

“O poder da ascese religiosa, além disso, punha à sua disposição trabalhadores sóbrios, conscienciosos, extraordinariamente aferrados ao trabalho como se finalidade de sua vida, querida por Deus.”
WEBER, Max. A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo. São Paulo: Companhia das Letras,2004.

Para o triunfo do capitalismo, Weber destaca, em sua obra, uma característica do calvinismo, que é a:
Leia o trecho a seguir.
“A sua criação não é obra de um único filósofo ou cientista, mas representa o resultado da elaboração de um conjunto de pensadores que se empenharam em compreender as novas situações de existência que estavam em curso.”
Martins, Carlos Benedito. O Que é Sociologia.38ª edição. São Paulo: Brasiliense.

Autores como Comte, Marx, Weber e Durkheim tiveram um papel relevante para a consolidação da Sociologia como ciência. Transformações políticas, econômicas e sociais que permitiram o surgimento da Sociologia são: