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Sociologia
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Tendo em vista o processo de ensino e de aprendizagem da sociologia, julgue o item.
O norte-americano John Dewey contrapôs-se àquilo que alegou ser uma passividade no ensino tradicional, defendendo que a ação precede o conhecimento e o pensamento e que o ser humano é um ser que age antes de existir como ser pensante, o que deveria levar o indivíduo a ter um ensino intimamente conectado com a ação, com a vida, com a prática e com a experiência.
O norte-americano John Dewey contrapôs-se àquilo que alegou ser uma passividade no ensino tradicional, defendendo que a ação precede o conhecimento e o pensamento e que o ser humano é um ser que age antes de existir como ser pensante, o que deveria levar o indivíduo a ter um ensino intimamente conectado com a ação, com a vida, com a prática e com a experiência.
“O estudo da estrutura de classes preenche um espaço importante na análise de estratificação social desde a Sociologia clássica, com Marx e Weber. A forma como os indivíduos são alocados na estrutura de classes e as chances de vida associadas às posições sociais é tema central na literatura sociológica. Na esteira das teorias marxista e weberiana, diversas diretrizes teórico-conceituais foram traçadas para análise de classes”.
SCALON, Celi; SANTOS, José A. F. Desigualdades, classes e estratificação social. Sociologia. São Paulo: ANPOCS,2011.
Com base nas reflexões feitas por Marx e Weber sobre as classes sociais, avalie as afirmações a seguir.
I. Na perspectiva marxiana, as relações entre classes estão relacionadas às relações sociais de produção e ao domínio das forças produtivas.
II. Marx e Weber partem de um pressuposto comum fundamentado na ideia de que as pessoas estabelecem relações para executar funções no interior de uma sociedade.
III. O ponto de vista weberiano enfoca a complexidade do mercado de trabalho capitalista, observando situações, posições e mobilidades dos agentes no seu interior.
É correto o que se afirma em
SCALON, Celi; SANTOS, José A. F. Desigualdades, classes e estratificação social. Sociologia. São Paulo: ANPOCS,2011.
Com base nas reflexões feitas por Marx e Weber sobre as classes sociais, avalie as afirmações a seguir.
I. Na perspectiva marxiana, as relações entre classes estão relacionadas às relações sociais de produção e ao domínio das forças produtivas.
II. Marx e Weber partem de um pressuposto comum fundamentado na ideia de que as pessoas estabelecem relações para executar funções no interior de uma sociedade.
III. O ponto de vista weberiano enfoca a complexidade do mercado de trabalho capitalista, observando situações, posições e mobilidades dos agentes no seu interior.
É correto o que se afirma em
Relacione, corretamente, os itens apresentados a seguir aos conceitos desenvolvidos por Max Weber em sua obra Economia e sociedade, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I.
Coluna I
1. Extensão do poder doméstico de um soberano por meio de administrações burocráticas.2. Baseada na crença extracotidiana do caráter exemplar de uma pessoa. carismática 3. A legitimidade repousa na crença na santidade de ordens e poderes senhoriais. 4. Crença na legitimidade das ordens constituídas e do direito estatuído de modo racional.
Coluna II
( ) Dominação tradicional ( ) Dominação carismática ( ) Dominação legal ( ) Dominação patrimonial
A sequência correta, de cima para baixo, é:
Coluna I
1. Extensão do poder doméstico de um soberano por meio de administrações burocráticas.2. Baseada na crença extracotidiana do caráter exemplar de uma pessoa. carismática 3. A legitimidade repousa na crença na santidade de ordens e poderes senhoriais. 4. Crença na legitimidade das ordens constituídas e do direito estatuído de modo racional.
Coluna II
( ) Dominação tradicional ( ) Dominação carismática ( ) Dominação legal ( ) Dominação patrimonial
A sequência correta, de cima para baixo, é:
Sobre o conceito de habitus desenvolvido por Pierre Bourdieu, é correto afirmar que
“Não existe qualquer análise científica puramente “objetiva” da vida cultural, ou – o que pode significar algo mais limitado, mas seguramente não essencialmente diverso, para nossos propósitos – dos “fenômenos sociais”, que seja independente de determinadas perspectivas especiais e parciais, graças às quais estas manifestações possam ser, explícita ou implicitamente, consciente ou inconscientemente, selecionadas, analisadas e organizadas na exposição, enquanto objeto de pesquisa. Deve-se isso ao caráter particular do alvo do conhecimento de qualquer trabalho das ciências sociais que se proponha ir além de um estudo meramente formal das normas – legais ou convencionais – da convivência social”.
WEBER, Max. A “objetividade do conhecimento nas Ciências Sociais. In COHN, Gabriel. (org). Sociologia: Weber. São Paulo: Editora Ática,2006.
A clássica reflexão de Max Weber sobre a objetividade do conhecimento destaca que as Ciências Sociais são ciências que
WEBER, Max. A “objetividade do conhecimento nas Ciências Sociais. In COHN, Gabriel. (org). Sociologia: Weber. São Paulo: Editora Ática,2006.
A clássica reflexão de Max Weber sobre a objetividade do conhecimento destaca que as Ciências Sociais são ciências que