Filtrar


Questões por página:
Em relação aos métodos de análise da realidade social é possível afirmar que, os assim considerados principais pensadores fundadores da Sociologia, Marx, Durkheim e Weber, possuíam entre si semelhanças e diferenças metodológicas evidentes. Enquanto Marx utilizava um método dedutivo, Durkheim e Weber utilizavam um método empirista.
Assinale a alternativa que melhor nomeie o método utilizado por Marx, Durkheim e Weber respectivamente:
Leia atentamente o texto.
Max Weber em seus estudos a respeito do Calvinismo estabelece uma relação direta entre o reconhecimento divino e o resultado do trabalho. Para ele o “espírito do capitalismo” evidencia-se como a maximização da riqueza acumulada pelo indivíduo através do seu comprometimento com o trabalho e reflete a maior ou menor aprovação divina ao seu comportamento. Esta mesma ideia está contida na base da ______, doutrina religiosa contemporânea que apresentou, no Brasil, crescimento acentuado em relação ao da população.

Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
A Sociologia surge no contexto das transformações socioeconômicas estabelecidas pela derrocada do sistema feudal de produção e do Antigo Regime e o surgimento do sistema capitalista e das democracias modernas.
Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir.
I. Auguste Comte sistematiza uma “física social”, que mais tarde viria a chamar de “Sociologia” em seu “Curso de Filosofia Social” (1835). II. Considera-se Max Weber, filósofo alemão do final do séc. XIX, e sua obra “A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo” (1905), em que relaciona a moral protestante com o desenvolvimento do capitalismo, como um dos pais da Sociologia. III. Karl Marx, filósofo alemão, realiza um profundo estudo das relações sociais a partir de uma análise estrutural do sistema de produção capitalista e publica em 1867 o primeiro volume do livro “O Capital”.

Assinale a alternativa correta:
Segundo o modelo ideal de educação pensado pelo sociólogo Max Weber, quais seriam as principais finalidades da educação?
Preocupado com o poder, Max Weber conceitua Estado como a única instituição social autorizada a exercer de forma legítima a violência. Para essa formulação aciona as categorias de legitimidade e obediência. Assim, para o autor, o Estado encontra legitimidade em suas ações quando seus cidadãos